sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Review - Vortex Razor HD 20-60x85











Filosofia de Uso
    - Lazer
    - Observação da natureza
    - Tiro desportivo
    - Caça

Dimensões e peso
    - Diâmetro da objetiva - 85 mm
    - Comprimento Total -  389 mm
    - Peso - 1862 g

Características ópticas
- Lente - Zoom 20 - 60 x
- Revestimento das lentes - XR Plus, múltiplas camadas
- Campo de visão a 914 m - 35,6 - 18,2 m
- Distância ocular - 18 mm

Características Técnicas
    - Material de construção - Liga de magnésio
    - Garantia - Vitalícia, ilimitada e incondicional - VIP
    - À prova de água, choque, pó e embaciamento
    - Lentes exteriores (ocular e objetiva) revestidas com ArmorTek para proteção contra riscos e sujidade.
    - Enchido com Argon
    




Qualidade de construção - 5, numa escala de 1 a 5

Qualidade Ótica - 5, numa escala de 1 a 5

Anéis de focagem - 5, numa escala de 1 a 5

Ergonomia - 4, numa escala de 1 a 5

Facilidade de utilização
    - Os anéis de focagem permitem uma focagem rápida e precisa
    - O anel de zoom é extremamente suave e preciso
    - O anel que permite rodar o telescópio face ao tripé é extremamente fácil de usar.
    - 5, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 5, numa escala de 1 a 5

Valor - 5, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 5, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 39 em 40 pontos possíveis







Olá, sejam bem vindos à minha review do telescópio terrestre Vortex Razor HD 20-60x85. Trata-se de um telescópio terrestre de topo de gama, capaz de rivalizar com os melhores modelos das marcas mais tradicionais.

Este telescópio tem uma ocular de ampliação variável, entre os 20 e os 60 aumentos, uma objetiva de 85 mm e pesa 1,86 kg.

Desde o primeiro instante, ainda antes de abrir a caixa pela primeira vez, que surge uma sensação de qualidade e atenção ao detalhe. O primeiro contato com o óculo também não desilude. O seu corpo de magnésio revestido a borracha em algumas zonas,  faz lembrar o da minha Nikon D300 e transmite uma sensação de solidez indescritível. Outra coisa que me faz recordar a Nikon é o sistema de baioneta com que a ocular é fixada ao corpo do telescópio. É possível utilizar outras oculares da marca com diferentes ampliações. Este óculo é enchido com Árgon, um gás raro, que é superior ao Azoto na prevenção do embaciamento interior. A qualidade de construção merece uma classificação de 6 em 5… errrrr… quer dizer 5 em 5.





A qualidade ótica é inacreditável, principalmente para quem está habituado a óculos baratos, de baixa qualidade. Nunca me passou pela cabeça que a diferença na qualidade de imagem pudesse ser tão grande quando comparada com a dos outros óculos que tinha usado antes deste. A imagem é incrivelmente luminosa e nítida, mesmo em condições de fraca luminosidade. Todo o vidro usado nas lentes é de alta densidade (HD) e extra baixa dispersão, produzindo imagens com um detalhe inacreditável. O revestimento XR Plus das lentes com múltiplas camadas anti reflexo permitem maximizar a transferência de luz desde a objetiva até ao olho do utilizador. As faces exteriores, da objetiva e da ocular, que estão expostas aos elementos, são ainda revestidas com uma camada de ArmorTek para proteção contra riscos, gordura, sujidade e pó. Classifico a qualidade ótica deste telescópio com 5 em 5.







Os anéis de focagem, de uma suavidade inigualável, permitem uma focagem rápida e precisa. Este óculo tem 2 anéis de focagem. O anel interior, mais próximo do corpo, é usado quando se pretende uma focagem rápida sem muita exigência ao nível da nitidez da imagem. O segundo anel de focagem, permite uma focagem extremamente precisa e deve ser usado para conseguir a imagem mais detalhada possível. Classifico os anéis de focagem com 5 em 5.

A ergonomia é classificada com 4 em escala de 1 a 5. Esta classificação não reflete nenhum problema ergonómico com este óculo. Apenas não o classifico com 5 em 5 porque, a nova versão do Razor HD tem um único anel de focagem, de grandes dimensões, que se assemelha ao anel de focagem de uma objetiva de máquina fotográfica, e que parece mais prático de usar do que os 2 anéis que este modelo tem. Apesar de não ter experimentado o novo sistema, acho que um anel de grandes dimensões deve conciliar perfeitamente a rapidez e a precisão da focagem recorrendo a um único anel.




Facilidade de utilização. Aqui, este Razor HD volta a brilhar. Todos os controlos estão colocados no sítio certo. O anel de zoom é extremamente suave e preciso. O anel que permite a rotação da montagem do tripé é facílimo de usar, não havendo o perigo de perder o parafuso de aperto. O para-sol também é muito fácil de usar, entendido ou recuado conforme a necessidade. Na zona da ocular também existe uma espécie de  para-sol que permite ajudar o utilizador a encontrar a distância de visualização perfeita independentemente de usar óculos ou não. Classifico a facilidade de utilização com 5 em 5.

A durabilidade recebe a classificação de 5 em 5. O corpo de magnésio aliado ao revestimento ArmorTek das lentes exteriores faz com que este Razor HD seja quase indestrutível.

Quanto ao valor ou relação qualidade / preço, classifico-a com 5 em 5. É certo que os cerca 1600 € que este telescópio custa podem parecer exagerados, mas se for comparado com modelos equivalentes de outras marcas que custam quase o dobro e que oferecem qualidade ótica semelhante, facilmente se percebe a excelente relação qualidade / preço. A juntar à, já excelente relação qualidade / preço podemos ainda juntar a garantia vitalícia VIP. Esta garantia, ilimitada e incondicional, oferece proteção não só contra defeitos de fabrico como também contra danos provocados pelo utilizador ou acidentes. Excluídos estão os danos causados, propositadamente, pelo utilizador e os danos de ordem estética que não afetem a funcionalidade do óculo. Para utilizar a garantia não é necessário apresentar a fatura de compra e esta não é limitada ao comprador inicial.




Antes de atribuir a classificação final tenho que referir que este óculo foi adquirido com o único objetivo de me permitir ver os impactos no alvo nas provas de carabina a 300 m. Antes deste, tinha comprado um Hawke Nature 24-72x70 com o mesmo objetivo e que ficou muito aquém das expectativas. O Hawke produz uma imagem tão má que nem me dei ao trabalho de fazer a sua review. Fiquei tão desiludido com a qualidade do Hawke que o mandei para a garantia, acreditando que tinha um qualquer defeito de fabrico. O relatório da garantia diz que a qualidade ótica do telescópio está dentro dos padrões para o modelo em causa. Este Hawke, mesmo a 50 m tem alguma dificuldade em mostrar os impactos na área preta do alvo. A 100 m é impossível ver-se alguma coisa na zona preta e, até mesmo na zona branca é difícil verem-se os impactos causados por projéteis de calibre .22. Antes de voltar ao tema desta review quero apenas dizer que não tenho nada contra a Hawke, pelo contrário, gosto bastante das suas miras telescópicas, apenas considero que este é um mau produto, que não recomendo de forma alguma.

Agora que já me sinto mais aliviado pelo desabafo, está na altura de voltar ao Razor HD e de revelar se este cumpre ou não o objetivo… err… quer dizer… não sei bem. A verdade é que ainda não tive oportunidade de o testar em alvos a 300 m. Atualizarei esta review logo que tenha possibilidade de participar numa prova a 300 m.





Apesar de ainda não saber se cumpre, ou não, o objetivo, atribuo a este Vortex Razor HD a classificação final de 5 em 5. Caso não tenham reparado, estou mesmo muito impressionado com a qualidade deste óculo. Sei que o estou a comparar com óculos de gama baixa ou intermédia e corro o risco de estar a ser injusto mas, como não tenho acesso a óticas de topo de gama de outros fabricantes para comparar, vou ter que trabalhar com o que tenho à disposição. Ainda hoje fico deveras impressionado com a qualidade da imagem que este óculo produz.

Devido ao facto da classificação final ser um valor algo subjetivo coloco aqui a soma de todas as classificações - 39 em 40 pontos possíveis. Este valor representa uma forma mais objetiva de classificação e permite uma comparação direta entre as classificações das várias reviews de miras que formos fazendo.




Este Vortex Razor HD pode ser comprado na Amazon Espanha usando este link:

Todas as compras que forem feitas nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda dada.


Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!











Sem comentários:

Enviar um comentário