terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Review - Hawke Vantage 6-24x44 SF










Filosofia de Uso
    - Recreio
    - Bench Rest

Dimensões e peso
    - Diâmetro do tubo - 1’’
    - Diâmetro da objetiva - 44 mm
    - Comprimento Total -  373 mm
    - Peso - 531 g

Características ópticas
- Lente - Zoom 6-24 x
- Retículo - 10× ½ Mil Dot
- Revestimento das lentes - 11 camadas
- Iluminação - Não tem
- Paralaxe - Ajustável entre 14 m e infinito
- Campo de visão a 100 m - 5 - 1,3 m
- Distância ocular - 89 mm
- Plano focal - Segundo plano focal (SFP)
- Regulável em incrementos de ¼ de MOA
- Regulação em altura - 50 MOA
- Regulação em deriva - 50 MOA

Qualidade do retículo - 4, numa escala de 1 a 5

Características Técnicas
    - Material de construção - Alumínio mono-peça
    - Garantia - Vitalícia (10 anos na Europa)
    - À prova de água e choque
    - Enchida com Azoto (nitrogénio)

Qualidade de construção - 4, numa escala de 1 a 5

Qualidade Ótica - 3, numa escala de 1 a 5

Torres de ajuste - 3, numa escala de 1 a 5

Ergonomia - 4, numa escala de 1 a 5

Facilidade de utilização
    - O ajuste de paralaxe lateral é muito prático
    - As torres estão cobertas o que dificulta ajustes rápidos
    - O retículo é calibrado para 10 x
    - Torres calibradas em MOA e retículo calibrado em miliradianos
    - 4, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 5, numa escala de 1 a 5

Valor - 5, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 4, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 36 em 45 pontos possíveis




Olá, sejam bem vindos à minha review da mira Hawke Vantage 6-24x44 SF. Esta é uma mira de entrada de gama, com lente zoom com ampliação variável entre os 6 e os 24 aumentos e com “Side Focus” ou seja, ajuste de paralaxe na lateral. A mira tem uma objetiva de 44 mm com tubo de 1’’, mede 37 cm de comprimento total e pesa 531 g. Esta é uma mira para tiro de extrema precisão a curtas e médias distâncias e para tiros a longa distância.

O ajuste de paralaxe é extremamente versátil, indo desde os 14 m até ao infinito. Para além de versátil o ajuste de paralaxe é, também, muito prático pois é feito através de uma torre do lado esquerdo da mira. Este sistema de “Side Focus” é muito mais prático que o sistema de ajuste na objetiva. Como desvantagens este sistema tem o facto de ser mais complexo, mais pesado e mais caro de produzir.

O retículo é o 10× ½ Mil Dot da Hawke. Este retículo é de segundo plano focal (SFP), o que quer dizer que o tamanho do retículo não varia com a utilização do zoom. A grande desvantagem dos retículos SFP é a de não permitirem cálculos de distâncias e tamanhos em todas as ampliações. Estes cálculos apenas são corretos numa das ampliações. Decompondo o nome nos 2 componentes conseguimos saber que as “10x” querem dizer que o retículo apenas é preciso para calcular distâncias e tamanhos quando na ampliação de 10x. O segundo componente do nome, o “½ Mil Dot”, indica-nos que o retículo está divido com em unidades que correspondem a 0,5 miliradianos cada. As linhas do retículo são muito finas, o que facilita os tiros de precisão, mas dificulta os tiros rápidos sem apoio porque são difíceis de encontrar. Pessoalmente prefiro o retículo da Panorama  que “flutua” no centro da mira. Classifico o retículo com 4 numa escala de 1 a 5. Gosto bastante deste retículo. Tem tudo aquilo de que necessito para efetuar tiros precisos, sem ter demasiada informação para ser complicado de usar.
















Em relação à qualidade ótica das lentes, revestidas com 11 camadas, só tenho coisas positivas para dizer. A imagem é luminosa e sem distorções ou aberrações dignas de nota mesmo na ampliação máxima. É comum, em algumas miras de baixa qualidade, a imagem ser muito má nas ampliações mais altas, mas não é o caso desta Vantage. Apesar da qualidade ótica não estar ao nível da Panorama, considero-a bastante boa. Pessoalmente não necessito de mais qualidade ótica ou luminosidade do que aquela que a Vantage me dá, devido ao facto de não ter necessidade de usar mira de noite ou em situações de pouca luz ambiente. Tenho que apontar 2 pontos negativos no campo da qualidade ótica. O mais gave é a ausência de para-sol. A imagem que esta mira produz é afetada negativamente em dias de sol muito intenso em ângulos específicos. O outro ponto negativo está relacionado com a dificuldade que sinto a encontrar a imagem do retículo nas ampliações mais altas. Já experimentei outras miras com 24 aumentos sem que tivesse sentido tanta dificuldade. Classifico a qualidade ótica com 3 numa escala de 1 a 5.

A Vantage é construída numa única peça de alumínio de alta qualidade e tem resistência a toda a prova. É certificada pela marca para todos os calibres. A minha tem várias centenas de disparos efetuados montada em armas  de fogo e de ar comprimido de pistão de gás, de alta potência e alto recuo, conhecidas por danificarem miras mais frágeis e, até agora, não apresenta quaisquer problemas ou danos. Esta Vantage foi várias vezes instalada na carabina K31, tendo disparado mais de uma centena de tiros e não apresenta quaisquer problemas apesar do recuo acentuado desta arma. Esta mira já foi instalada usando anéis de montagem da Leapers e atualmente, da BKL. Apesar de já ter sido instalada e desinstalada várias vezes não apresenta marcas dos anéis. A marca indica que esta mira é à prova de choque, de água e é enchida com azoto para prevenir embaciamento a partir do interior. Pessoalmente não gosto das tampas das lentes, unidas por elásticos, que acompanham esta mira. Prefiro as tampas do estilo “flip up”, como as que acompanham a Panorama e que não necessitam ser removidas da lente. A marca dá garantia vitalícia mundial, mas na Europa, devido a questões legais, esta garantia está limitada a “apenas” 10 anos. Tenho que a classificar com 4 em escalada de 1 a 5.

As torres de ajuste de altura e deriva estão cobertas com tampas de alumínio e estão vedadas na base com o-rings de borracha para impedir a entrada de água ou outro tipo de elementos indesejados. Pessoalmente prefiro as torres “táticas” que estão expostas e preparadas para resistir aos elementos pois são mais práticas de usar. As torres são muito fáceis de ajustar com a ponta dos dedos, sendo os clicks fáceis de identificar tanto de forma tátil como auditiva. Cada click corresponde a ¼ de MOA (ou seja minuto de ângulo), o que dificulta muito os cálculos de ajuste e compensação pois o retículo está calibrado em miliradianos. Outro ponto negativo é o facto da escala das torres não estar perfeitamente alinhada com o ponto de referencia na base das torres. Isto pode não ser significativo mas indica falta de cuidado na montagem. Todas as miras da Hawke que possuo apresentam este “defeito”. As tampas das torres são planas, o que permite a utilização de uma bolha de nível no momento da instalação da mira na arma para garantir que o retículo fica perpendicular. Classifico as torres com 3 em 5.






A ergonomia é classificada com 4 em escala de 1 a 5, devido ao facto de as torres estarem tapadas, ou seja, não serem táticas.

A facilidade de utilização é classificada com 4 em 5. Apenas lhe faltam as torres táticas para receber o 5.

A durabilidade recebe a classificação de 5 em 5. É uma mira muito robusta e bem construída.

Quando à relação qualidade / preço, tenho que a classificar com 5 em 5. A qualidade ótica e de construção que oferece, juntamente com um retículo bastante bom e o sistema de paralaxe lateral, tornam esta mira muito competitiva e versátil.

Classificação final 4 em 5. Uma excelente mira para iniciação ao bench rest e talvez, também ao field target.

Devido ao facto da classificação final ser um valor algo subjetivo, coloco aqui a soma de todas as classificações - 34 em 45 pontos possíveis. Este valor representa uma forma mais objetiva de classificação e permite uma comparação direta entre as classificações das várias reviews de miras que formos fazendo.


 Esta Hawke Vantage pode ser comprada na Amazon Espanha usando este link:

Todas as compras que forem feitas no nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda dada.



Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!


Sem comentários:

Enviar um comentário