sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sociedade de Tiro 2 - ST2








Escrevo estas linhas para agradecer, da melhor forma que me é possível, ao meu clube de tiro desportivo, a Sociedade de Tiro Nº2 (Antigo Grupo Pátria) ou ST2 para os amigos, tudo que tem feito por mim enquanto seu associado. A ST2 até há bem pouco tempo, não era o melhor clube do mundo, nem talvez do país ou até mesmo da região da grande Lisboa, mas apesar disso sempre fui muito bem tratado e acolhido pelos seus funcionários, órgãos de direção e, principalmente, pelos seus associados.

Recentemente houve uma mudança na sua direção e acredito que com esta nova direção a ST2 se tenha novamente tornado o melhor e maior clube português. Apesar do pouco tempo à frente dos destinos do clube, a nova direção já implementou medidas para o modernizar, dinamizar e fazer crescer.





Como que para assinalar a entrada da ST2 no Séc XXI, foi criado o site oficial do clube (http://www.st2.pt/) e uma página de Facebook (https://www.facebook.com/ST2-Sociedade-de-Tiro-n%C2%BA-2-de-Lisboa-429444137397154/).

Para além disto, também ficaram disponíveis 2 endereços de e-mail para comunicação com os sócios (geral@st2.pt e secretaria@st2.pt).

Estas podem parecer e talvez sejam medidas insignificantes mas, até há bem pouco tempo o meu clube estava perdido na idade média e é com grande agrado que verifico a sua chegada ao presente.




Agora que já falei nas coisas mais cosméticas vou falar das melhorias mais substanciais trazidas pela nova direção, aquelas que realmente interessam.

Na minha opinião, a medida mais significativa para o futuro do clube e do tiro desportivo em geral foi a isenção do pagamento de quotas para menores de 18 anos. Neste momento os sócios menores de idade apenas pagam 5€ anuais referentes ao seguro obrigatório. Esta medida vai certamente incentivar os mais jovens a conhecer e iniciar a prática das várias modalidades do tiro desportivo. Pessoalmente já usufrui desta medida ao inscrever um familiar menor.

Foi também criado um protocolo com a empresa PrevenTrab que permite aos sócios usufruir dos exames médico-desportivos a preços muito competitivos. Isto permite minimizar os encargos aquando da renovação anual da licença desportiva.

Para além das melhorias que a nova direção trouxe ao clube, é importante não esquecer o que o clube e seus associados já tinham de positivo.

Desde o primeiro instante em que manifestei interesse em participar nas provas “a sério”, que vários atiradores do clube se manifestaram disponíveis para me ajudar, das mais variadas formas. Alguns, munidos de uma paciência quase heróica ajudaram-me a treinar, a conseguir uma posição de tiro decente, nas várias modalidades e a melhorar os resultados obtidos.



Vários atiradores do clube me emprestaram armas de ar comprimido e outro tipo de equipamento tal com luvas, casacos, rolos para joelho, óculos, etc para participar em provas. Estes empréstimos são importantíssimos pois permitem que se participe nas provas sem ter os custos elevados que a compra de todo o material necessário envolve.

Para além do material emprestado por outros atiradores, o clube tem também várias armas à disposição dos seus sócios que permitem a participação num grande número de modalidades. Existem vários atiradores que só participam em determinado tipo de provas com as armas do clube, por não terem armas próprias. Pessoalmente já usufrui bastante das armas do clube. As primeiras provas em que participei foi com armas do clube.

A direção do clube também merece uma palavra ou duas de gratidão e profissionalismo com que responderam aos meus pedidos de compras de arma bem como o apoio técnico oferecido.

Não conheço a realidade dos outros clubes nem sei se têm equipamento à disposição dos seus sócios para treino e provas ou se os seus membros se entreajudam da mesma forma que os da ST2. Apenas sei que tenho que apresentar os meus mais sinceros agradecimentos ao clube, à direção e, principalmente a todos os atiradores que me ajudaram a iniciar no mundo da competição. Não o teria conseguido fazer sem o apoio que me deram. Neste momento já consegui obter a licença federativa B e, com alguma sorte, dentro em breve conseguirei a C e estarei a caminho das provas IPSC.

Muito obrigado a todos!


Então e pontos negativos, existem ou a ST2 é o clube perfeito? Confesso que não sei. Co, a direção anterior, a principal crítica que apontava à ST2 era a falta de integração e orientação aos novos atiradores associados. Para além do meu caso particular, acompanhei a entrada de vários novos membros e todos andámos à deriva durante algum tempo até começarmos a perceber como funcionam as coisas. É certo que a maioria dos novos associados apenas querem fazer tiro de recreio e não pretendem participar em provas formais, a quantidade de atiradores que apenas fazem as provas de manutenção provam-no, mas também acredito que muitos destes atiradores, com um ligeiro incentivo e apoio, alguns desses atiradores conseguiriam perceber as vantagens das provas oficiais sobre as provas de manutenção. Não sei exatamente como este acolhimento aos novos atiradores se poderia processar nem se outros clubes o fazem. Acho que uma prova exclusiva para novos atiradores, no ano em que obtêm a licença ou no ano seguinte, combinado com uma sessão de treino e esclarecimento teórico básico poderia funcionar, desde que o custo fosse bastante mais baixo que o de uma prova de manutenção, ao nível do das provas da FPT. Ainda não tenho dados para saber se a nova direção conseguiu resolver esta falha.

Desafio aqui todos os atiradores desportivos a partilharem algum feedback relativo aos seus clubes. Têm histórias semelhantes para contar? O vosso clube dá mais ou menos apoio  que a ST2?

Espero que tenham gostado deste texto e que sirva para ajudar algum potenciar novo atirador a entrar no mundo do tiro desportivo e tornar-se sócio. Se gostaram, partilhem-no nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

Aproveito para partilhar o contato telefónico da ST2: 217 787 432.

 Todas as compras que forem feitas no nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda prestada.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário