segunda-feira, 4 de julho de 2016

Review - Bushnell TRS-25











Filosofia de Uso
    - Recreio
    - Caça
    - Competição
    - Utilização tática

Dimensões e peso
    - Diâmetro da objetiva - 25 mm
    - Comprimento Total -  61,8 mm
    - Peso - 106 g

Características ópticas
- Lente - sem aumentos - 1 x
- Retículo - Ponto vermelho com 3 MOA de diâmetro
- Revestimento das lentes - multi-camada
- Iluminação - intensidade do ponto regulável em 11 níveis de intensidade
- Paralaxe - Livre de paralaxe
- Campo de visão a 100 m - ilimitado
- Distância ocular - ilimitado
- Regulável em incrementos de ½ MOA
- Regulação em altura - 70 MOA
- Regulação em deriva - 70 MOA

Qualidade do retículo - 4, numa escala de 1 a 5

Características Técnicas
    - Material de construção - Alumínio mono-peça
    - Bateria - CR 2032
    - Garantia - 2 anos
    - À prova de água
    - À prova de choque
    - Enchida com Azoto (nitrogénio)


   
Qualidade de construção - 5, numa escala de 1 a 5

Qualidade Ótica - 3, numa escala de 1 a 5

Torres de ajuste - 4, numa escala de 1 a 5

Ergonomia - 3, numa escala de 1 a 5

Facilidade de utilização
    - É necessária a utilização de chave de fendas ou moeda para regular a mira
    - As tampas das lentes, são de difícil colocação
    - 3, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 5, numa escala de 1 a 5

Valor - 5, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 4, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 36 em 45 pontos possíveis






Olá, sejam bem vindos à minha review da mira Bushnell TRS-25. Esta é uma mira de ponto vermelho ou red dot, sem ampliação. O grande objetivo deste tipo de miras é o de melhorar a rapidez com que se conseguem efetuar disparos certeiros. A mira tem uma objetiva de 25 mm, mede 62 mm de comprimento total e pesa 106 g.

A TRS-25, como todas as miras red dot de qualidade, é livre de paralaxe. Quer isto dizer que, se a arma estiver imóvel e o olho do atirador se mexer, o ponto vermelho não se deve deslocar em relação ao alvo. Isto é extremamente importante numa utilização tática ou de competição pois dá a garantia de que os disparos irão acertar no alvo, mesmo que o olho do atirador não esteja perfeitamente alinhado com a mira. Pessoalmente gosto de fazer tiro de posições pouco convencionais e esta mira facilita-me bastante o trabalho devido à ausencia de erro de paralaxe.

O retículo é apenas um ponto vermelho com 3 MOA de diâmetro. Existem miras com vários formatos de retículo, mas, pessoalmente, prefiro o simples e básico ponto vermelho. Este tipo de retículo é muito fácil e rápido de usar, tendo ainda a vantagem de não obstruir o campo de visão do atirador. Preferia que o ponto fosse ligeiramente mais pequeno, de apenas 2 MOA de diâmetro, para permitir maior precisão a longa distância. Classifico o retículo com 4 numa escala de 1 a 5.





A qualidade ótica das lentes multi-camada é muito boa, permitindo efetuar disparos sem esforço, com ambos os olhos abertos. A imagem tem uma tonalidade esverdeada que é perfeitamente visível quando se olha através da mira, mas que, no momento dos disparos passa completamente despercebida. Apesar de achar a qualidade ótica da TRS-25 muito boa, tenho que admitir que não é tão boa quanto a da Aimpoint Micro T-1 que usei no curso Tactical Carbine 1. Temos que ter em consideração que a Aimpoint custa várias vezes mais. Em relação à duração da bateria, a marca não anuncia valores. Encontrei alguns sites independentes  a indicar mais de 3000 h de duração nos níveis intermédios. Pessoalmente não tenho números. Caso decida testar a duração da bateria partilharei os resultados no blog. A ausencia de valores de duração da bateria torna claro que esta não se encontra ao nível da Aimpoint. As miras da Aimpoint têm a filosofia “always on”, ou seja a marca recomenda que nunca se desligue a mira para que esteja sempre pronta a usar. As miras da Aimpoint têm 50000 h comprovadas de duração de bateria. Classifico a qualidade ótica com 3 em 5.

A qualidade de construção é irrepreensível, principalmente tendo em consideração o seu preço. A TRS-25 é construída numa única peça de alumínio aeronáutico, de alta qualidade e resistência. Partilho, no blog e na descrição do vídeo, o link de um teste de tortura que o canal “Military Arms” fez a esta mira, para terem a noção do que aguenta. É perfeitamente adequada a todas as utilizações civis. Tenho que classificar a qualidade de construção com 4 em escalada de 1 a 5.





As torres de ajuste de altura e deriva estão cobertas com tampas de alumínio e estão vedadas na base com o-rings de borracha para impedir a entrada de água ou outro tipo de elementos indesejados. Cada click corresponde a ½ MOA (ou seja minuto de ângulo) e permitem 70 MOA de ajuste máximo. As torres não são ajustáveis com os dedos, sendo necessária uma chave de fendas ou um casquilho de percussão central para fazer os ajustes. Classifico as torres com 4 em 5.

A ergonomia é classificada com 3 em escala de 1 a 5. Esta classificação deve-se, principalmente, ao facto das torres não serem ajustáveis com os dedos. Também gostaria que o seletor da intensidade do ponto vermelho tivesse uma posição de desligado entre cada valor de intensidade, o que iria permitir ligar e desligar a mira com apenas um click, sem obrigar o atirador a rodar o seletor até à posição 0.

Facilidade de utilização. Aqui, esta mira, também recebe classificação baixa por causa dos defeitos apontados no campo da ergonomia. Também não gosto da cobertura das lentes em borracha. Acho-a de difícil colocação e fácil de perder quando fora da lente. Classifico a facilidade de utilização com 3 em 5.





A durabilidade recebe a classificação de 5 em 5. É uma mira muito robusta e bem construída, capaz de resistir a abusos incríveis.

Quando à relação qualidade / preço, tenho que a classificar com 5 em 5. A qualidade ótica e de construção, juntamente com um peso e dimensões reduzidas, tornam esta mira uma excelente escolha para quem pretende uma mira de ponto vermelho de pequenas dimensões.

Comprei esta mira porque não gosto das miras abertas da minha Ruger 10 / 22 e pretendia uma mira pequena, barata, leve e sem aumentos, que as substituísse e me permitisse fazer tiro de recreio, de pé e sem apoio. Escolhi-a depois de ver inúmeras reviews positivas e testes de tortura. Até ao momento não desiludiu nem ficou aquém das expectativas. Acho esta mira excelente, principalmente tendo em conta o preço que custa e a qualidade que apresenta. Recomendo vivamente esta TRS-25. De todas as que experimentei, incluindo as metálicas, é a única mira que faz jus à Ruger 10 / 22 e à diversão que esta é capaz de proporcionar. Classificação final 4 em 5.



Devido ao facto da classificação final ser um valor algo subjetivo coloco aqui a soma de todas as classificações - 36 em 45 pontos possíveis. Este valor representa uma forma mais objetiva de classificação e permite uma comparação direta entre as classificações das várias reviews de miras que formos fazendo.


Encontra esta e outras miras telescópicas a excelente preço na Amazon Espanha.

Todas as compras que forem feitas no nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda prestada.


Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!




Sem comentários:

Enviar um comentário