quarta-feira, 29 de junho de 2016

Review - Cold Steel Mini Recon One










Filosofia de Uso
    - Utilização no dia a dia
    - Utilização em tarefas duras ou abusivas

Dimensões e peso
    - Comprimento Total - 19,8 cm
    - Comprimento Fechada - 12 cm
    - Comprimento da Lâmina - 7,62 cm
    - Espessura da Lâmina - 3,5 mm
    - Peso - 102 g

Aço / Lâmina
        - AUS 8A
    - Retém o fio por pouco tempo
        - Aço 3, numa escala de 1 a 5
        - Lâmina demasiado grossa para corte preciso
        - Lamina 3, numa escala de 1 a 5

Velocidade de abertura / Mecanismo de tranca
    - Abertura manual, não assistida
    - Tri-Ad Lock
        - Seguro
        - Robusto
        - Tri-Ad Lock - 4, numa escala de 1 a 5
    - Operação com uma única mão - 3, numa escala de 1 a 5

Punho / Material de construção / Clip
    - G10
    - 2 clips distintos para utilização por destros e canhotos
    - 3, numa escala de 1 a 5



Ergonomia - 3, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 4, numa escala de 1 a 5

Valor - 3, numa escala de 1 a 5
   
Design  - 3, numa escala de 1 a 5

Utilização Tática - 3, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 3, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 35 em 55 pontos possíveis

Concorrência
    - Spyderco Delica 4
    - Spyderco Salt 1
    - Benchmade Mini Griptilian
    - Spyderco Byrd Meadowlark 2
   




Olá, sejam bem vindos à minha review da Cold Steel Mini Recon One. Trata-se de um canivete de pequenas dimensões, para utilização no dia-a-dia em tarefas duras ou abusivas. Apesar de ter dimensões semelhantes às da Benchmade Mini Griptilian e Spyderco Delica 4, esta navalha é muito mais robusta.

Dimensões e peso
    - Comprimento Total - 19,8 cm
    - Comprimento Fechada - 12 cm
    - Comprimento da Lâmina - 7,62 cm
    - Espessura da Lâmina - 3,5 mm
    - Peso - 102 g

A lâmina desta Mini Recon One é construída no aço AUS 8, que é um aço de qualidade média, que retem o fio durante pouco tempo. É um aço de fabrico japonês, de características semelhantes às do 8cr13MoV, chinês. Vinha bem afiada de fábrica, mas acho difícil voltar a afiá-la até cortar papel e pelo sem esforço. Isto deve-se não só ao formato da lâmina e do gume, mas também à grande espessura da lâmina. Classifico o aço com 3 numa escala de 1 a 5 e a lâmina também com 3 na mesma escala.

Como seria de esperar esta Cold Steel usa o sistema de tranca Tri-Ad Lock  que é, considerado unanimemente, o mais robusto de todos os sistemas de tranca. Muitos especialistas consideram as navalhas equipadas com este sistema equivalentes a facas de lâmina fixa em termos de robustez e fiabilidade. Apesar de tecnicamente diferente, o Tri-Ad Lock assemelha-se na forma de acionamento ao lock back usado pela Delica, por exemplo. Como não tenho necessidade de um mecanismo tão robusto, prefiro um mecanismo mais fácil de operar, tal como o Axis Lock da Benchmade. Classifico-o com 4 em 5 e classifico a operação com uma única mão com 3 em 5.




O punho desta faca é construído em G10, de textura extremamente abrasiva. Para quem usa o canivete seguro no bolso com o clip, o G10 do punho vai destruir o bolso em pouco tempo. No meu caso pessoal, uso os canivetes no fundo do bolso, portanto esta grande agressividade do G10 não me afeta particularmente. Apesar de muito abrasivo, o punho, de largura generosa, é bastante confortável na mão. O punho não tem longarinas de aço no interior mas, apesar disto é muito robusto. Como o clip não é simétrico, não é possível trocá-lo para o lado esquerdo do punho. A Cold Steel inclui um clip para canhotos na embalagem.

A ergonomia merece 3 em escala de 1 a 5. Apesar de ser uma navalha relativamente pequena, dá a sensação de ser demasiada navalha para as tarefas do dia a dia. A lâmina é demasiado espessa, o sistema de tranca demasiado robusto, e o punho demasiado abrasivo. Prefiro, de longe, a Délica que tem um sistema de tranca semelhante mas que é perfeita para a maior parte das utilizações.

A durabilidade merece 4 em 5. É uma faca de lâmina móvel mas, o seu sistema de tranca confere-lhe uma resistência semelhante a uma faca de lâmina fixa. Só não recebe o 5 porque a camada de Teflon que reveste a lâmina, desde muito cedo que começou ficar com marcas e a sair completamente em alguns locais. A nova versão deste canivete vem revestida com DLC que é muito mais resistente que o Teflon. Vejam o teste de tortura que a Blade  HQ fez a esta navalha para terem a percepção do que esta é capaz de aguentar (https://www.youtube.com/watch?v=ZiHLRkCKoSw). Esta é a escolha perfeita para quem pretende uma faca à prova de bala.




O valor ou a relação qualidade / preço leva uma classificação de 3 em escala de 1 a 5. Tem um preço semelhante ao da Délica e, na minha opinião não é tão prática de usar nem tem um aço ao nível do VG-10. Claro que o sistema de tranca é muito mais robusto que o lock back da Délica, mas isto não é suficiente para justificar o preço alto.

O design merece o 3 em 5. Este canivete é bem desenhado tanto ao nível estético como funcional.

Relativamente à utilização tática, classifico esta Cold Steel com 2 numa escala de 1 a 5. Um canivete não deve ser usado como arma de defesa pessoal. Considero um taser, um spray pimenta ou até mesmo uma arma de fogo muito mais adequadas à defesa pessoal pois permitem manter uma maior distância em relação ao atacante. A lâmina de pequenas dimensões desta Mini Recon one limita ainda mais a sua utilização tática. Já numa perspetiva de salvamento esta faca tem algum potencial pois permite a abertura da lâmina com uma única mão.

Classificação final, 3 numa escala de 1 a 5. É muito bem construída, robusta e com um sistema de tranca de resistência comprovada. Apesar de todas estas qualidades prefiro a Benchmade Mini Griptilian ou a Spyderco Delica 4 para utilização no dia a dia. Ambas são mais leves e refinadas que a Cold Steel. Pessoalmente não valorizo as qualidades que apresenta em relação à concorrência.




A concorrência é muita e variada. A Spyderco Delica tem um preço semelhante, mas é mais leve e com melhor aço. A Spyderco Salt 1 tem características semelhantes às da Delica com a vantagem de ser ainda mais leve e não oxidar em contato com água salgada. Ainda da Spyderco temos a Byrd Meadowlark 2, também com características muito semelhantes às da Delica por um preço bastante mais baixo. A Benchmade Mini Griptilian, é a minha favorita, mas é um pouco mais cara.

Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram cliquem no botão gosto e partilhem-na nas vossas redes sociais.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário