terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Review - Benchmade 556 Mini-Griptilian









Filosofia de Uso
    - Utilização no dia a dia

Dimensões e peso
    - Comprimento Total - 17,2 cm
    - Comprimento Fechada - 9,8 cm
    - Comprimento da Lâmina - 7,4 cm
    - Espessura da Lâmina - 2,5 mm
    - Peso - 72,5 g

Aço / Lâmina
        - 154 CM
        - Retém o fio por muito tempo
        - Dureza - 58-60 HRC
        - Aço 4, numa escala de 1 a 5
        - Lamina 5, numa escala de 1 a 5

Velocidade de abertura / Mecanismo de tranca
    - Abertura manual, não assistida
    - Axis Lock
        - Seguro
        - Rápido
        - Suave
        - Axis Lock - 5, numa escala de 1 a 5
    - Operação com uma única mão - 5, numa escala de 1 a 5

Punho / Material de construção / Clip
    - Valox
- Longarinas de aço no interior da empunhadura
    - Clip ajustável em 2 posições
        - 5, numa escala de 1 a 5




Ergonomia - 5, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 4, numa escala de 1 a 5

Valor - 2, numa escala de 1 a 5
   
Design  - 5, numa escala de 1 a 5

Utilização Tática - 2, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 5, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 47 em 55 pontos possíveis

Concorrência
    - Spyderco Delica 4
    - Spyderco Salt 1
    - Cold Steel Mini Recon 1
    - Spyderco Byrd Meadowlark 2
   




Olá, sejam bem vindos à minha review da Benchmade 556 Mini Griptillian. Trata-se de um canivete de pequenas dimensões,de gama média / alta para utilização no dia-a-dia. É uma concorrente direta da Spyderco Delica 4.


A lâmina desta Mini Griptillian é construída no aço 154 CM, que é um aço de alta qualidade, que retem o fio durante bastante tempo. Apesar ser um aço de alta qualidade considero-o inferior ao VG-10, da Delica, em quase tudo. O VG-10 mantém o fio durante mais tempo, é mais fácil de afiar e é mais resistente à ferrugem. Após cerca de 2 meses sem utilização, esta Benchmade tinha uma pequena mancha de ferrugem em cima do logotipo. Importa referir que nunca guardo as minhas facas molhadas e que isto não me aconteceu com nenhuma outra das facas da coleção. Agora que já falei nos aspetos negativos, está na hora de falar do quanto gosto de usar esta lâmina. Acho que tem o formato e o tamanho ideais para utilizar no dia-a-dia. Vinha extremamente afiada de fábrica e é possível voltar a afiá-la com relativa facilidade até cortar papel e pêlo sem esforço. Classifico o aço com 4 numa escala de 1 a 5 e a lâmina com 5 na mesma escala.

Como seria de esperar esta Benchmade usa o sistema de tranca Axis Lock que é, sem dúvida o meu favorito. É muito rápido a abrir e a fechar e é bastante seguro também. Nunca existe a necessidade de colocar os dedos no caminho da lâmina ao fechar o canivete. O Axis Lock é o grande responsável pelo sucesso da Benchmade no mercado. Quem conhece a minha review da Spyderco Delica 4 sabe que a classifiquei com 5 numa escala de 1 a 5 e que a considero perfeita para utilização no dia a dia, pode ficar surpreendido quando afirmo que, se tiver que escolher entre a Delica e a Mini Griptillian escolho a última. Esta escolha deve-se quase exclusivamente ao Axis Lock. Classifico-o com 5 em 5 e classifico também a abertura com uma única mão com 5 em 5.





O punho desta faca é construído em Valox, que é um plástico rígido, semelhante ao da Griptillian. Devido às dimensões mais reduzidas do punho e ao facto de ter longarinas de aço no seu interior, o punho aparenta maior robustez que o da sua irmã mais velha. Consegue disfarçar melhor o aspeto de plástico reles que o punho da Griptillian transmite. Devido à sua largura generosa, o punho da Mini Griptillian é muito confortável e ergonómico, oferecendo excelente apoio para a mão. O clip pode ser colocado do lado esquerdo do punho mas não pode ser invertido para quem gosta de transportar a faca com a ponta para cima. Pessoalmente apenas uso o clip como apoio no momento de abrir ou fechar o canivete. Normalmente transporto o canivete no fundo do bolso sem usar o clip para o fixar.

A ergonomia merece sem sombra de dúvida o 5 em escala de 1 a 5. Apenas consigo pensar numa palavra para descrever o conjunto da lâmina, axis-lock e punho. Perfeição! Esta navalha é completamente ambidextra, devido ao axis-lock e à possibilidade de mudar o clip para o lado esquerdo. É, também, muito fácil abrir e fechar a lâmina usando apenas uma mão.

A durabilidade merece 4 em 5. É muito bem construída e tem um aspeto bastante mais sólido que a Griptillian. Só não leva o 5 por causa do ponto de ferrugem que surgiu na lâmina.





O valor ou a relação qualidade / preço leva uma classificação de 2 em escala de 1 a 5. É muito mais cara que a Delica e não posso considerar que seja significativamente melhor. Ambas são excelentes para a utilização no dia-a-dia. Pessoalmente até considero o aço VG-10 da Delica superior.

O design merece o 5 em 5. Este canivete é muito bem desenhado tanto ao nível estético como funcional.

Relativamente à utilização tática, classifico esta Benchmade Mini Griptillian com 2 numa escala de 1 a 5. Um canivete não deve ser usado como arma de defesa pessoal. Considero um taser, um spray pimenta ou até mesmo uma arma de fogo muito mais adequadas à defesa pessoal pois permite manter uma distância em relação ao atacante. A lâmina de pequenas dimensões desta Mini Griptillian limita ainda mais a sua utilização tática. Já numa perspetiva de salvamento esta lâmina tem algum potencial pois permite a abertura da lâmina com uma única mão.

Classificação final, 5 numa escala de 1 a 5. Este é, sem dúvida, o meu canivete favorito para utilizar no dia a dia. As suas muitas qualidades fazem-me esquecer o preço altíssimo que paguei por ele.




A concorrência é muita e variada. A Spyderco Delica é a sua concorrente mais direta, mais barata, mais leve e com melhor aço. A Spyderco Salt 1 tem características semelhantes às da Delica com a vantagem de ser ainda mais leve e não oxidar em contato com água salgada. Ainda da Spyderco temos a Byrd Meadowlark 2, também com características muito semelhantes às da Delica por um preço bastante mais baixo. Por último temos a Cold Steel Mini Recon 1, com dimensões ligeiramente superiores às das restantes, mais robusta e com o sistema de tranca Tri Ad Lock, semelhante ao lockback, mas muito mais robusto.

Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram cliquem no botão gosto e partilhem-na nas vossas redes sociais.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.





Sem comentários:

Enviar um comentário