terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ar comprimido - Calibre 4,5 mm vs 5,5 mm







Existem, por essa Internet fora, inúmeros artigos e discussões inflamadas a tentar explicar as diferencias entre os calibres 4,5 mm (.177) e 5,5 mm (.22) e a eleger um vencedor. Então mas se já existe tanta informação sobre este tema porque é que vou também escrever sobre isto? A resposta é simples, não consigo resistir a meter-me em terrenos pantanosos. Sempre que vejo um atoleiro tenho que ir lá meter-me. Como sei pouco sobre este tema, pode ser que aprenda alguma coisa…

Ambos os calibres oferecem vantagens e desvantagens. Vou tentar explicar de forma simples e básica, por tópicos, as diferenças entre eles.

 
 

Preço - Os projecteis de calibre 4,5 mm custam cerca de metade dos de 5,5 mm, o que representa uma clara vantagem para o calibre 4,5 mm. Podemos disparar o dobro, pelo mesmo preço.

Competição - Outra clara vantagem do calibre 4,5 mm relativamente ao 5,5 mm. Não existe nenhuma modalidade em que seja possível usar armas de calibre 5,5 mm.

Precisão - Agora sim, vamos começar a entrar nos terrenos pantanosos. Em engenharia, ciência, indústria e estatística, precisão é o grau de variação de resultados de uma medição (Esta definição foi copiada descaradamente da Wikipédia).
No mundo do tiro, precisão é a capacidade que uma arma tem em estabilizar o projétil permitindo obter resultados consistentes e previsíveis o que resulta em grupos de pequenas dimensões, no alvo. A precisão de uma arma é influenciada por diversos fatores, tais como, a qualidade da arma e do cano (tipo de aço usado e forma como é maquinado), ausência de folgas, bons vedantes, qualidade das miras e respetivas montagens, gatilho e munições usadas. Cada arma tende a fazer melhores grupos com certos tipos de chumbo em detrimento de outros. Uma das poucas coisas, senão mesmo a única, que não influencia na precisão de uma arma é mesmo o calibre.
Em termos mais leigos a precisão é, muitas vezes, referida como a facilidade em acertar no alvo. Neste sentido, é tido como certo que o calibre 4,5 mm é mais preciso que o 5,5 mm, mas atrevo-me a dizer que isto não é 100% correto. O calibre 4,5 mm não é, inerentemente, mais preciso que o 5,5 mm. Apesar de ter uma curva balística mais acentuada, uma arma de calibre 5,5 mm pode conseguir resultados tão bons ou melhores que uma de 4,5 mm.
Os projecteis de 4,5 mm são mais leves e aerodinâmicos que os de 5,5 mm, o que quer dizer que, em armas com potência semelhante, alcançam maior velocidade, conseguindo trajetórias mais tensas. Estas trajetórias mais tensas vão exigir menor compensação quando se dispara a distancias variadas, facilitando a obtenção de impactos certeiros no alvo.
Agora que já sabemos que os chumbos de calibre 4,5 mm atingem maiores velocidades e, por causa disso é mais fácil obter tiros precisos com este calibre, vamos falar no reverso da medalha. Os projéteis em formato Diabolo (com uma saia na sua base) tornam-se instáveis quando atingem velocidades próximas da do som, o que se traduz numa perda de precisão acentuada. Como regra geral, podemos dizer que uma arma que produza mais de 20 ft-lb de energia, cerca de 27 J, consegue maior precisão no calibre 5,5 mm porque os chumbos são disparados a velocidades bastante abaixo da velocidade do som.
Deixo aqui uma palavra de agradecimento ao Bullit, do blog Balázios de ar comprimido, que deu um contributo importantíssimo neste campo. Sem a ajuda dele, este tópico teria ficado muito mais pobre.




Energia / Potência - Agora é que nos vamos mesmo entrar num atoleiro de dimensões bíblicas… Os atiradores mais leigos podem achar que uma arma de calibre 5,5 mm é mas potente que uma de 4,5 mm, mas isso não é, de todo verdade. Nas armas de ar comprimido, a potência não vem da munição usada mas sim do sistema de propulsão da arma (mola, pistão de gás, ou cilindro de ar comprimido), portanto, o calibre tem muito pouca influencia na energia produzida. Por norma, as armas têm o mesmo sistema de propulsão independentemente do calibre.

Truques e graçolas - Para os que pretendem exibir os seus dotes de atirador fazendo habilidades tais como cortar cartas de jogar, apagar velas, cortar projéteis, etc, o calibre 5,5 mm tem vantagem sobre o 4,5 mm. Devido ao seu maior diâmetro é mais fácil acertar em alvos reduzidos.





Penetração - Este tópico apenas interessa a quem pretende caçar com armas de ar comprimido. Em Portugal a caça com armas de ar comprimido é proibida, portanto, aprofundar esta questão é algo fútil, mas vamos fazê-lo na mesma, apenas porque temos demasiado tempo livre.
Aqui o calibre 4,5 mm tem claras vantagens sobre o 5,5 mm. Um projétil de menores dimensões que se desloca a velocidade superior consegue melhor penetração. A penetração é importante para se conseguirem atingir órgãos vitais. Claro que se o animal for de pequenas dimensões, há o risco de sobre-penetração, o que faz com que o projétil não dissipa toda a sua energia no corpo do animal.

Dissipação de energia - Este tópico apenas interessa a quem pretende caçar com armas de ar comprimido. Em Portugal a caça com armas de ar comprimido é proibida, portanto, aprofundar esta questão é algo fútil, mas vamos fazê-lo na mesma, apenas porque temos demasiado tempo livre.
Neste capítulo o calibre 5,5 mm tem clara vantagem sobre o 4,5 mm. Desloca-se a velocidade inferior e, devido ao seu maior diâmetro dissipa mais facilmente a sua energia e tem menor risco de sobre-penetração.




Compatibilidade - Quem já tem um kit de limpeza para armas de .22 L.R. ou pretende vir a ter armas deste calibre, tem vantagem ao optar pelo calibre 5,5 mm. Desta forma pode limpar todas as armas com um único kit. A maior parte dos kits de limpeza que conheço, para calibre 4,5 mm têm aspeto frágil e de má qualidade. Tive um kit da Gamo cuja vareta se partiu na primeira utilização. Sim, na primeira! Neste momento tenho um kit para 4,5 mm da Decathlon, de boa qualidade e robusto.

A minha preferência pessoal recai sobre o 5,5 mm, principalmente porque prefiro armas mais potentes e, neste calibre, o chumbo nunca atinge velocidades supersónicas. Também gosto de poder usar o meu kit de limpeza do calibre .22 L.R. nas minhas armas de ar comprimido. Outra das coisas que gosto de fazer é cortar cartas de jogar e outras habilidades, mais fáceis de conseguir com armas de calibre 5,5 mm. Apesar da minha escolha pessoal recair sobre o 5,5 mm não considero este o melhor calibre para a maioria dos atiradores.

Pesados todos os fatores e fazendo a média, acho que o calibre 4,5 mm é mais adequado para a grande maioria dos utilizadores, devido à sua maior versatilidade, maior facilidade de utilização e menor preço. O 4,5 mm é a única opção para quem quiser competir com armas de ar comprimido. Quem está indeciso, fará a escolha certa se optar pelo calibre 4,5 mm.





Espero poder contar com os vossos comentários pois não sou nenhum especialista na matéria e cometi, certamente, erros ao longo deste texto.

The end

E lembrem-se, não se deixem apanhar.













Sem comentários:

Enviar um comentário