Olá, sejam bem vindos à minha review do Leatherman Charge TTi. Devido às suas dimensões e peso, não considero esta multi-ferramenta adequada para a utilização nas pequenas tarefas do dia-a-dia. O Charge TTi é mais indicado para tarefas mais pesadas, como o bricolage, por exemplo. Pessoalmente uso o meu Charge TTi na mochila que levo diariamente para o emprego, para aquelas tarefas demasiado pesadas para o Juice S2.
Dimensões e peso:
Comprimento Fechado: 10 cm
Comprimento da Lâmina: 7,37 cm
Peso: 232 g
Para quem não conhece, o Leatherman Charge TTi é uma espécie de canivete suíço mais evoluído. Digo que é mais evoluído porque aqui a ferramenta principal é o alicate e não a lâmina como é o caso dos canivetes suíços comuns. Este alicate, de pontas finas, é suficientemente preciso para poder ser usado como uma pinça, para além do seu uso normal, como alicate. Pode também ser usado para cortar arame. O principal defeito que os utilizadores apontam a este alicate é o facto de não ter uma mola para afastar automaticamente os seus cabos, tal como têm muitos outros modelos concorrentes, como por exemplo, o Leatherman Squirt PS4. Pessoalmente não considero isto importante. Os cabos do alicate estão graduados em polegadas e centímetros, podendo ser usados como uma fita métrica, com 19 cm de comprimento máximo.
Os cabos deste Charge TTi são construídos em titânio e esta é uma das poucas características que o distinguem do Leatherman Wave. Os cabos em titânio baixam em 9 g o peso total da ferramenta, quer isto dizer que, na prática, não se sente diferença nenhuma de peso para o Wave. O Titânio apenas serve para aumentar o ego do proprietário que comprou uma ferramenta de gama alta, mais exclusiva que o Charge AL e que o Wave.
A lâmina principal deste Charge TTi é produzida no aço S30V, que é um aço de alta qualidade, que está na moda entre os fabricantes de canivetes de luxo. A lâmina vem extremamente afiada de fábrica, cortando papel e pêlo na perfeição. Esta lâmina mantem-se afiada durante muito tempo, mas é relativamente difícil voltar a afiá-la. Todas as ferramentas do Charge TTi trancam na posição aberta e esta faca não é exceção, o que a torna adequada a tarefas mais pesadas. Esta lâmina está acessível a partir do exterior da multi-tool e é possível abri-la apenas com uma mão, tornando o seu uso muito prático e conveniente. Numa situação de emergência, considero particularmente importante conseguir abrir o canivete com uma única mão. O sistema de tranca é o Liner Lock que eu considero perigoso e frágil, mas é melhor que nada.
Para além da lâmina principal, o Charge TTi tem uma lâmina de salvamento, serrilhada e sem ponta afiada, sendo ideal para cortar cintos de segurança e roupas, sem perigo de ferir a vítima. Esta lâmina é fabricada no aço 420 HC, e também é acessível com uma única mão a partir do exterior da multi-ferramenta. O sistema de tranca é também o Liner lock. Esta lâmina de salvamento tem uma funcionalidade acrescida, um gancho de corte, para cortar cintos de segurança.
Outra das ferramentas acessíveis a partir do exterior é a lima. Um dos lados da lima é revestido a diamante e pode ser usado para afiar facas, enquanto que o outro funciona como uma normal lima de madeira e metal. A lima também tranca com um liner lock, mas não permite abertura com uma única mão.
A última das ferramentas acessíveis a partir do exterior é a serra, que é muito eficaz a serrar madeira. É mais larga na base, onde se encontram os dentes e mais fina na parte de cima, facilitando bastante o corte. É incrível como uma serra deste tamanho consegue ser tão eficaz. A serra também tranca com um liner lock, e não permite abertura com uma única mão.
No interior da multi-tool temos uma tesoura de pequenas dimensões, pontas afiadas e muito precisa. Gosto bastante desta tesoura e considero-a superior à do Juice S2, mas não tão boa como a da Victorinox. A tesoura tranca na posição aberta através de uma mecanismo semelhante ao lock back. Todas as ferramentas acessíveis a partir do interior trancam usando este mecanismo.
Ao lado da tesoura está um adaptador para chaves de precisão, com uma ponta de fendas e outra Phillips. Uso regularmente estas chaves para apertar as hastes dos óculos de sol.
No mesmo cabo temos ainda uma chave de fendas de grandes dimensões, suficientemente forte para ser usada como uma pequena alavanca para abrir uma lata de tinta por exemplo.
No outro cabo podemos encontrar um abre-latas que também serve como tira-caricas. Nunca usei esta ferramenta.
Ao lado do abre-latas temos um adaptador para os bits da Leatherman. O Charge TTi vem com um bit duplo com chave de fendas numa ponta e Phillips na outra. A Leatherman vende um conjunto de 42 bits para aumentar ainda mais a funcionalidade desta ferramenta. Está também disponível para venda um extensor que permite aumentar o alcance da chave de bit, permitindo-lhe chegar a parafusos de acesso mais difícil. Este adaptador permite também usar os bits tradicionais de 1/4’’. O adaptador de bits, é a ferramenta que mais uso no Charge TTi, sempre que é necessário apertar ou desapertar um parafuso Torx ou Allen, por exemplo.
Na caixa vem também incluído um clip para fixar a multi-tool no bolso e um anel para passar um fiador. Como estes acessórios se fixam no mesmo local, há que optar por um deles. Pessoalmente não considero nenhum destes acessórios muito útil.
O preço algo elevado pode dissuadir potenciais compradores mas há que ter em conta que estão a comprar não só uma ferramenta construída com metais nobres, de alta qualidade, útil, versátil e robusta mas também 25 anos de garantia. Quem não dá valor ao aço S30V nem ao titânio e não pretende uma multi-tool de gama alta, pode optar pelo Leatherman Wave com quase todas as funcionalidades do Charge TTi, por uma fração do preço.
O Leatherman Charge TTi pode ser adquirido na Amazon de Espanha, a um preço muito competitivo, usando este link:
Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário