sábado, 6 de junho de 2015

Review - Leatherman Wave






Olá, sejam bem vindos à minha review do Leatherman Wave. Devido às suas dimensões e peso, não considero esta multi-ferramenta adequada para a utilização nas pequenas tarefas do dia-a-dia. O Wave é mais indicado para tarefas mais pesadas, como o bricolage, por exemplo. Pessoalmente tenho o meu Wave num dos carros da família, para uma eventual emergência.












Dimensões e peso:

Comprimento Fechado: 10 cm

Comprimento da Lâmina: 7,37 cm

Peso: 241 g


Para quem não conhece, o Leatherman Wave é uma espécie de canivete suíço mais evoluído. Digo que é mais evoluído porque aqui a ferramenta principal é o alicate e não a lâmina como é o caso dos canivetes suíços comuns. Este alicate, de pontas finas, é suficientemente preciso para poder ser usado como uma pinça, para além do seu uso normal, como alicate. Pode também ser usado para cortar arame. O principal defeito que os utilizadores apontam a este alicate é o facto de não ter uma mola para afastar automaticamente os seus cabos, tal como têm muitos outros modelos concorrentes, como por exemplo, o Leatherman Squirt PS4. Pessoalmente não considero isto importante. Os cabos do alicate estão graduados em polegadas e centímetros, podendo ser usados como uma fita métrica, com 19 cm de comprimento máximo.










A lâmina principal deste Wave é  produzida no aço 420 HC, que tem alto teor de carbono na sua construção e, por causa disto é sensível à ferrugem. Apesar de ser construída num aço considerado de baixa qualidade, a lâmina principal vem muito afiada de fábrica, cortando papel e pêlo na perfeição. Esta lâmina perde rapidamente o fio, mas é muito fácil voltar a afiá-la. Todas as ferramentas do Wave trancam na posição aberta e esta faca não é exceção, o que a torna adequada a tarefas mais pesadas. Esta lâmina está acessível a partir do exterior da multi-tool e é possível abri-la apenas com uma mão, tornando o seu uso muito prático e conveniente. Numa situação de emergência, considero particularmente importante conseguir abrir o canivete com uma única mão. O sistema de tranca é o Liner Lock que eu considero perigoso e frágil, mas é melhor que nada.





Para além da lâmina principal, o Wave tem uma lâmina de salvamento, serrilhada e sem ponta afiada, sendo ideal para cortar cintos de segurança e roupas, sem perigo de ferir a vítima. Também esta é fabricada no aço 420 HC, e é acessível com uma única mão a partir do exterior da multi-ferramenta. O sistema de tranca é também o Liner lock.





Outra das ferramentas acessíveis a partir do exterior é a lima. Um dos lados da lima é revestido a diamante e pode ser usado para afiar facas, enquanto que o outro funciona como uma normal lima de madeira e metal. A lima também tranca com um liner lock, mas não permite abertura com uma única mão.






A última das ferramentas acessíveis a partir do exterior é a serra, que é muito eficaz a serrar madeira. É mais larga na base, onde se encontram os dentes e mais fina na parte de cima, facilitando bastante o corte. É incrível como uma serra deste tamanho consegue ser tão eficaz. A serra também tranca com um liner lock, e não permite abertura com uma única mão.






No interior da multi-tool temos uma tesoura de pequenas dimensões, pontas afiadas e muito precisa. Gosto bastante desta tesoura e considero-a superior à do Juice S2, mas não tão boa como a da Victorinox. A tesoura tranca na posição aberta  através de uma mecanismo semelhante ao lock back. Todas as ferramentas acessíveis a partir do interior trancam usando este mecanismo.




Ao lado da tesoura está um adaptador para chaves de precisão, com uma ponta de fendas e outra Phillips. Uso regularmente estas chaves para apertar as hastes dos óculos de sol.





No mesmo cabo temos ainda uma chave de fendas de grandes dimensões, suficientemente forte para ser usada como uma pequena alavanca para abrir uma lata de tinta por exemplo.




No outro cabo podemos encontrar um abre-latas que também serve como tira-caricas. Nunca usei esta ferramenta.





Ao lado do abre-latas temos um adaptador para os bits da Leatherman. O Wave vem com um bit duplo com chave de fendas numa ponta e Phillips na outra. A Leatherman vende um conjunto de 42 bits para aumentar ainda mais a funcionalidade desta ferramenta. Está também disponível para venda um extensor que permite aumentar o alcance da chave de bit, permitindo-lhe chegar a parafusos de acesso mais difícil. Este adaptador permite também usar os bits tradicionais de 1/4’’. O adaptador de bits, é a ferramenta que mais uso no Wave, sempre que é necessário apertar ou desapertar um parafuso Torx ou Allen, por exemplo.




O preço algo elevado pode dissuadir potenciais compradores mas há que ter em conta que estão a comprar não só uma ferramenta muito bem construída, útil, versátil e robusta mas também 25 anos de garantia. Sim, 25 anos! Podem pesquisar pela Internet histórias de utilizadores a louvar a forma como a Leatherman honra a sua garantia. A título de exemplo, o protagonista do canal The Late Boy Scout, no Youtube, compra 2 Leatherman Wave em mau estado no ebay, envia-os para a garantia da Leatherman e recebe 2 multitools novos.

O preço do Wave deixa de parecer alto se o compararmos com o Charge AL e com o Charge TTi, também da Leatherman. Estes modelos são quase iguais, tanto ao nível do aspeto visual como das ferramentas, mas são muito mais caros. A Leatherman justifica a diferença de preço com os materiais usados. O Charge AL tem os cabos em alumínio e a lâmina principal no aço 154 CM enquanto que o Charge TTi tem os cabos em titânio e a lâmina principal no aço S30v. Na minha opinião o Wave apresenta uma relação qualidade / preço muito superior à dos Charge, não havendo justificação real para gastar mais dinheiro para comprar os modelos mais caros.




Podemos ver o Wave em utilização em várias séries televisivas. Os apresentadores da série Mythbusters utilizam regularmente esta multi-tool enquanto constroem ou destroem as mais variadas coisas no programa. O apresentador do Top Gear, Jeremy Clarkson, também utiliza uma destas ferramentas em alguns episódios como, por exemplo, o Top Gear Africa Special.

O Leatherman Wave pode ser adquirido na Amazon de Espanha, a um preço muito competitivo, usando este link:






Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.







Sem comentários:

Enviar um comentário