sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Review - Leatherman Juice S2






Sejam bem vindos à minha review do Leatherman Juice S2. Esta review pode e deve ser encarada como um tributo merecido a esta excelente ferramenta (ou multi-ferramenta) que me tem acompanhado diariamente há quase 2 anos e da qual só tenho coisas positivas para dizer.


Dimensões e peso:

Comprimento Fechado: 8,25 cm (original) - 8,26 cm (Novo - 2014)

Comprimento da Lâmina: 6,6 cm (original) - 5,77 cm (Novo - 2014)

Peso: 125 g (original) - 131 g (Novo - 2014)


Para quem não conhece, o Leatherman Juice S2 é uma espécie de canivete suíço mais evoluído. Digo que é mais evoluído porque aqui a ferramenta principal é o alicate e não a lâmina como é o caso dos canivetes suíços comuns. Este alicate, de pontas finas, é suficientemente preciso para poder ser usado como uma pinça, para além do seu uso normal, como alicate. Pode também ser usado para cortar arame. O principal defeito que os utilizadores apontam a este alicate é o facto de não ter uma mola para afastar automaticamente os seus cabos, tal como têm muitos outros modelos concorrentes, como por exemplo, o Leatherman Squirt PS4. Pessoalmente não considero relevante esta limitação. Uso regularmente este S2 como alicate, mas sempre para pequenas tarefas, de curta duração. Se usasse o alicate para tarefas de loga duração iria, certamente, apreciar uma mola que me facilitasse o trabalho de abrir os cabos do alicate.





Apesar do alicate ser a ferramenta principal desta multi-tool, a ferramenta que uso mais é a faca. Apesar de apenas ter 6,6 cm e de ser produzida num aço de baixa qualidade (420 HC), esta faca é muito útil e permite fazer um grande número de tarefas no dia-a-dia tais como abrir caixas, cortar braçadeiras de plástico ou, até mesmo, preparar comida.

Esta faca serviu durante uma semana, nos EUA, para preparar os pequenos-almoços de 3 pessoas, sendo usada para descascar fruta, fazer sandwiches, torradas e outras pequenas tarefas na kitchenete do hotel. Como principais defeitos aponto o facto de não trancar, de não manter o fio durante durante muito tempo e de o fio se deformar facilmente ao cortar objetos mais duros como braçadeiras de plástico. Claro que o facto de ser fabricada em aço pouco duro, facilita bastante na hora de a afiar e é muito fácil afiá-la até cortar papel e pelo na perfeição.








O “HC” do aço (420 HC) refere-se a High Carbon e isto que dizer que é sensível à ferrugem. Depois de uma semana a ser usada para preparar comida e lavada regularmente, surgiram pequenas manchas de ferrugem em vários locais desta ferramenta. Estas manchas desapareceram facilmente usando um esfregão abrasivo e muito óleo WD40.

Esta é a versão original do Leatherman Juice S2 que se deixou de produzir em 2014. A nova versão é, na minha opinião, inferior à antiga, principalmente ao nível da lâmina que tem um formato menos prático e é quase 1 cm mais pequena que a da versão anterior. O novo Juice S2 é maior e mais pesado que o original e, no entanto, a lâmina e uma das chaves de fendas são mais pequenas. Parece-me, claramente, uma regressão e não uma evolução, como seria suposto.

Gostava bastante que, numa futura versão do Juice, a Leatherman modificasse esta lâmina para permitir abertura com uma única mão, tal como já acontece com as multitools de dimensões superiores, como o Charge, por exemplo. Considero a abertura com uma única mão uma funcionalidade importantíssima. Muitas vezes estou a segurar com a mão esquerda um objeto que quero cortar enquanto que com a direita retiro o canivete do bolso, abro-o e corto o que pretendo.





Outra das ferramentas que uso bastante é a chave Phillips. É suficientemente versátil para utilizar em parafusos de grandes dimensões e também nos minúsculos parafusos que se encontram a fechar os compartimentos para pilhas dos brinquedos de criança.

Para tornar esta chave Phillips ainda mais versátil, a Leatherman vende um adaptador para chaves de bits que é compatível com os bits da Leatherman e com os tradicionais, de formato hexagonal, de 1/4’’. A Leatherman vende também um conjunto de 42 bits para aumentar ainda mais a funcionalidade desta pequena ferramenta.





O Juice tem 3 chaves de fendas de diferentes dimensões (pequena, média e grande), que uso nos mais variados trabalhos. A chave pequena é muito útil para regular as alças de mira de algumas carabinas, enquanto que a grande é perfeita para apertar e desapertar o parafuso que segura a coronha da Ruger 10 / 22.

Outra das ferramentas que uso frequentemente é a tesoura, muito robusta e de dimensões generosas. É suficientemente robusta para cortar uma braçadeira de plástico, mas é pouco precisa para cortar uma pele num dedo. Não gosto nada do formato arredondado das pontas desta tesoura. Para fazer pequenas tarefas de precisão, as tesouras dos canivetes suíços Victorinox são muito superiores, são mais pequenas e tem as pontas afiadas. São também bastante mais frágeis, claro.




A única ferramenta que nunca usei ao logos destes 2 anos foi o abre-latas que também serve como tira-caricas. Vários “entendidos” dizem que a ferramenta equivalente da Victorinox é superior.

Não se passa um dia sem que use uma das várias ferramentas deste Leatherman Juice S2. Existem algumas variantes do Juice, tais como o XE6, o CS4, o C2 e o SX com diferentes conjuntos de ferramentas mas, a que me parece mais equilibrada é a S2, que não tem serra nem saca-rolhas, mas tem as ferramentas que uso mais frequentemente. Na minha opinião, é preferível ter uma multitool todos os dias, no bolso, mesmo que com menos funcionalidades, do que deixar uma com muitas funcionalidades em casa, por ser muito pesada para transportar no dia-a-dia.




Tal como já disse no inicio, este é o meu tributo ao Leatherman Juice S2. Esta pequena ferramenta faz uma grande diferença no meu dia-a-dia, ajudando nas mais diversas tarefas. O preço algo elevado pode dissuadir potenciais compradores mas há que ter em conta que estão a comprar não só uma ferramenta muito bem construída e robusta mas também 25 anos de garantia. Sim, 25 anos! Podem pesquisar pela Internet histórias de utilizadores a louvar a forma como a Leatherman honra a sua garantia. A título de exemplo, o protagonista do canal The Late Boy Scout, no Youtube, compra 2 Leatherman Wave em mau estado no ebay, envia-os para a garantia da Leatherman e recebe 2 multitools novos.

Para concluir apenas quero dizer que gosto tanto desta multitool que comprei um segundo exemplar, para backup. Podem ver, na imagem abaixo a diferença entre um Juice que nunca foi usado e outro que é transportado, todos os dias, no bolso, em conjunto com um molho de chaves. Aproveito para salientar que a diferença é, meramente, cosmética. Todas as ferramentas estão em perfeito estado.





A versão original do Leathernam Juice S2 pode ser comprado na Amazon de Espanha, usando o seguinte link:




Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário