segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Calibre .22 LR - Vantagens e desvantagens









Olá a todos. Como alguns de vós saberão, o calibre .22 LR faz, este ano, 130 anos de idade. Quero aproveitar este aniversário para lhe prestar o meu tributo.

Muitos atiradores poderão estar, neste momento a pensar algo parecido com isto:

  • Mas que calibre merdoso!
  • Para além de fraco é pouco fiável.
  • Só disparo munições carregadas por mim e as munições de percussão anelar não são recarregáveis.
  • Só tenho armas deste calibre porque ainda não consegui licença para os calibres “a sério”.
  • Então mas este calibre não é só para meninas?





Lamento desapontar os detratores do calibre .22 LR, mas, pessoalmente, considero-o o calibre mais versátil e interessante atualmente em produção. Se apenas pudesse utilizar armas de fogo de um único calibre, escolheria sem pestanejar o calibre .22 LR.

Este calibre foi desenvolvido nos EUA, em 1887, pela empresa J. Stevens Arms & Tool Company e, ainda hoje, passados 130 anos é o calibre mais vendido e disparado em todo o mundo. Existem no mercado inúmeras pistolas revólveres e carabinas neste calibre bem como kits de conversão para armas de percussão central.




Estes são alguns dos muitos pontos onde o .22 LR se destaca:

Desporto / Competição - Esta é uma das principais utilizações que se dá às armas de calibre .22 LR em Portugal. Existem inúmeras provas destinadas a armas curtas e longas, organizadas pela FPT com regras próprias ou subordinadas às regras da ISSF ou WBSF. Este é um calibre olímpico. Isto atesta perfeitamente a precisão de que é capaz. Este calibre, com munições de velocidade standard e pontas de chumbo é perfeito para competições a 25 e 50 m, por causa da sua grande precisão, pouco recuo, pouca energia e ruído.



Treino - Este é outro dos pontos fortes deste calibre. Quando falo de treino não me refiro apenas ao treino para as provas da FPT ou ISSF. Refiro-me também ao treino para outras atividades tais como a caça ou defesa. O baixo custo das munições e o recuo diminuto faz com que este calibre possibilite efetuar um grande número de disparos sem grande impacto na conta bancária e sem ser demasiado fatigante para o atirador.

Recreio - A par com as armas de ar comprimido (AC) as armas de calibre .22 LR são perfeitas para tiros informais de recreio. Relativamente à diversão proporcionada, considero as armas deste calibre superiores às armas de ar comprimido porque não têm as limitações inerentes às armas de AC que necessitam de ser armadas tiro a tiro no caso das armas de mola ou de ter o seu reservatório carregado com garrafas de mergulho no caso das PCP. Isto não quer dizer que não considere as armas de AC divertidas de disparar, apenas significa que devido às limitações apontadas anteriormente não as considero tão divertidas como as de calibre .22 LR.




Custo - Este é um dos pontos mais fortes do calibre .22 LR. Conseguem-se adquirir munições bastante precisas e fiáveis a preços muito interessantes. O atirador comum pode disparar várias centenas de munições numa deslocação à carreira de tiro sem cometer uma extravagância financeira. Cada munição de calibre .22 LR custa em média cerca de quatro vezes menos que uma .22 WMR, .17 HMR ou 9x19 mm. Esta diferença é ainda mais acentuada no caso das munições de percussão central para carabina.

Disponibilidade - Como se trata de um calibre tão versátil e usado, é facilmente encontrado em todas as espingardarias e, até mesmo algumas lojas de desporto, tais como a Decathlon.

Iniciação - Pessoalmente acho que a iniciação de novos atiradores deve ser sempre feita com armas de ar comprimido e nunca com armas de fogo. Apesar disto, nos EUA, onde as armas de AC têm pouca ou quase nenhuma utilização, o calibre .22 LR é considerado ideal para iniciar novos atiradores. Apesar de dar preferência às armas de AC iniciação ao tiro, considero que o passo seguinte, a iniciação às armas de fogo, deverá ser dado com armas de calibre .22 LR, por causa da sua grande facilidade de utilização, pouco recuo e ruído.




Defesa - Antes de mais, tenho que tornar bem claro que não considero o calibre .22 LR ideal para defesa, por causa da pouca fiabilidade das munições e pela sua pouca energia. Claro que também não considero o calibre .25 ACP nem o .32 H&R Magnum adequados para defesa, mas isto é outra história. Dito isto, o calibre .22 LR na antiga lei das armas era permitido para defesa e ainda hoje em Portugal há armas deste calibre classificadas como armas defensivas. Apesar da sua pouca energia e fiabilidade este é um calibre bastante letal sendo o calibre que mais pessoas mata nos países em paz.

Caça - A caça com armas de percussão anelar é ilegal em Portugal, portanto esta informação apenas poderá interessar a quem resida ou cace num país que permita o uso de armas de calibre .22 LR. Este calibre é  usado em muitos países para caçar desde animais de pequeno porte até animais de médio porte tais com javalis. Encontram-se vários testemunhos de caçadores que abateram javalis com um tiro na orelha ou atrás dela.





Sobrevivência - Uma carabina no calibre .22 LR é uma ferramenta valiosíssima numa situação de sobrevivência. Para além de todas as vantagens já apontadas anteriormente a este calibre, é também necessário falar do seu peso. Cada munição de calibre .22 LR pesa menos de ⅓ do peso de uma de calibre 9mm Parabellum. Isto quer dizer que numa situação de sobrevivência se pode transportar 3x mais munições de .22 LR. Uma carabina neste calibre com 300 ou 400 munições seria uma ferramenta valiosíssima numa situação de sobrevivência para colocar comida no prato.




Como principal desvantagem do calibre .22 LR em particular e de todos os calibres de percussão anelar aponto a sua pouca fiabilidade. Se nos calibres de percussão central é raríssimo haver encravamentos devido a problemas com as munições, na percussão anelar é bastante comum.

Quem gosta de carregar as suas próprias munições para conseguir a carga perfeita para o tipo de tiro que pratica irá encontrar outra das desvantagens das munições de percussão anelar. Pessoalmente acho que esta falha está perfeitamente mitigada devido à incrível variedade de munições com diferentes cargas, pesos e tipos de projéteis o que torna possível que cada atirador encontre munições adequadas às suas utilizações.





Espero que tenham gostado deste tributo ao calibre .22 LR. Se gostaram, por favor cliquem no botão gosto e partilhe nas vossas redes sociais.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.