sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

JSR - Academia Nacional de Tiro









Olá. Como, provavelmente, devem saber, em Portugal não existem muitos espaços destinados à prática do tiro, e os poucos que existem, são algo limitados, ou nas condições do espaço propriamente dito, ou das armas que se podem utilizar ou a quem está habilitado a usufruir do espaço. Deixo como exemplo a carreira de tiro do Jamor que é de utilização limitada a atiradores desportivos e forças de segurança.

Recentemente conheci um espaço único no país, pelo menos tanto quanto sei, e que é destinado a todo o tipo de atiradores. Este espaço é a carreira de tiro do JSR - Academia Nacional de Tiro.

Este espaço tem várias carreiras de tiro à disposição dos vários tipos de atirador.

 Tem várias pistas de IPSC, onde se realizam provas da modalidade e onde também se pode treinar no dias em que não há provas.



Tem uma carreira com 100 m, com alvos a 50 e a 100 m, destinada a carabinas de grosso calibre. Esta carreira é usada, principalmente, por caçadores que ali afinam as suas miras. Isto não quer dizer que um atirador desportivo, como é o meu caso, não possa ali treinar para as provas em que participa com carabina de percussão central. Existe uma mesa para bench rest em cada uma das linhas de tiro.



Tem também uma carreira, com alvos a 5, 7, 10 e 15 m que se destina, principalmente aos atiradores de pistola para fins defensivos. Na linha dos 15 m encontram-se várias silhuetas metálicas que são bastante divertidas de deitar deitar abaixo, principalmente se aumentarmos o nível de stress adicionando limites de tempo para efetuar os disparos. Podem ser usadas armas de ar comprimido, percussão anelar e central.



Existe também uma carreira com 25 m que se encontra, habitualmente, interdita e que apenas é usada para as provas de pistola.


Ainda no exterior, existe uma carreira com alvos a 25 e 50 m, destinada a armas de ar comprimido, a armas curtas de percussão anelar e central e a armas longas de percussão anelar. É usada, principalmente, mas não exclusivamente, por atiradores desportivos, para treinar as mais variadas modalidades. Existem várias mesas para bench rest.



No interior está disponível uma carreira de 10 m, destinada exclusivamente a armas de ar comprimido.



Existem protocolos com vários clubes de tiro desportivo que conferem descontos aos seus sócios. O meu clube, a ST2, tem protocolo com o JSR, pagando os seus sócios metade do valor diário.

O JSR - Academia Nacional de Tiro, está aberto de Segunda a Sábado, das 09:00 às 17:30h, nas instalações da antiga fábrica da pólvora (SPEL), em Corroios. A entrada está localizada no seguimento da Rua de Santa Marta em Corroios.

Coordenadas GPS - 38.6128477,-9.1503613.

Localização no Google Maps:






Não sou patrocinado pelo JSR (infelizmente), nem sequer tenho desconto de cliente habitual. Partilho esta informação, porque acho importante divulgar um espaço bastante agradável, versátil e completo. É o espaço ideal para afinar as miras, treinar com a arma de defesa, treinar e participar em provas desportivas ou apenas descontrair um pouco fazendo tiro informal, de recreio. Não é exigida licença de uso e porte de arma nem qualquer filiação em clubes ou associações de tiro a quem apenas pretende utilizar as suas armas de ar comprimido ou CO2.




Em relação a aspetos negativos, quero referir que, o facto de não estar aberto ao domingo, o que limita bastante a possibilidade que muitos de nós temos de utilizar as instalações. Uma máquina de vending , com alguns snacks e bebidas seria interessante e muito bem vinda. Outra coisa que acharia interessante, caso existisse, seria uma carreira com 300 m, para carabinas. A última queixa prende-se com alguns dos preços praticados. Não seria justo queixar-me de todos os preços até porque, depois de aplicado o desconto para sócios da ST2, tenho que considerar a maioria deles bastante justos. O único preço que não considero justo é o preço da carreira dos 100 m. Esta carreira é a única que não beneficia do desconto de 50% para sócios da ST2 e causa um sério rombo no orçamento de quem, como eu, gosta de atirar regularmente. Para agravar as coisas, não é permitido disparar armas de calibre .22 LR, proibição esta que nunca foi devidamente justificada pelos responsáveis do JSR.





Apesar de não ser perfeito, este é um excelente espaço, à disposição de todo o tipo de atiradores, independentemente das licenças que possuem ou do tipo de tiro que pretendem fazer. Considero a carreira de tiro do JSR - Academia Nacional de Tiro a melhor carreira de tiro que conheço e recomendo-a sem reservas.


O contacto telefónico do responsável é o 964 017 674.


Todas as compras que forem feitas no nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda prestada. 




Espero que tenham gostado desta apresentação. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.






1 comentário: