terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Review - Steyr LP 10







Review  - Steyr LP 10

Filosofia de Uso
    - Tiro Desportivo
    - Competição
    - Treino

Calibre - 4,5 mm / .177

Dimensões e peso
    - Comprimento Total -  40 cm
    - Comprimento Cano -   9 ’’
    - Peso - 1060 g

Gatilho
    - 2 tempos
- Extremamente preciso
-  Gatilho de rolamento
    - Ajustável em todas as direções
- 5, numa escala de 1 a 5

Miras
- Fáceis de aquirir
- Mira da frente ajustável em 3 posições
- Mira traseira ajustável em todas as dimensões
- 5, numa escala de 1 a 5

Qualidade de construção - 5, numa escala de 1 a 5

Ergonomia - 3, numa escala de 1 a 5

Facilidade de utilização
    - Muito fácil de operar
    - Muito fácil fazer disparos “a seco” para treino, sem gastar ar do cilindro.
    - Segurança muito fácil de operar e eficaz.
    - 5, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 5, numa escala de 1 a 5

Valor - 3, numa escala de 1 a 5
   
Design  - 5, numa escala de 1 a 5

Energia
    - Velocidade média (5 tiros), com chumbos Gamo Match - 162,2 m/s
- Joules Calculados com chumbo Gamo Match - 6,6 J
- 3, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 4, numa escala de 1 a 5

Concorrência
    Match Guns MGH1
    Morini CM 162 EI
    Feinwerkbau P44

 


Olá a todos e bem vindos à minha review da Steyr LP 10. Esta arma pode ser adquirida em Portugal de forma livre por maiores de 18 anos. É uma pistola de ar pré comprimido ou PCP destinada ao tiro desportivo de competição.


A principal preocupação de quem manuseia armas deve ser a segurança, portanto, vamos certificar-nos que a arma se encontra em segurança. Vamos puxar o manobrador atrás e garantir que não se encontra nenhum chumbo na câmara. Para que a arma se mantenha em segurança, basta que não se feche completamente o mecanismo de disparo. Enquanto for visível a letra T do lado esquerdo da arma, junto ao manobrador, a arma está em segurança. Se o gatilho for acionado, ouve-se um estalido que indica que o mecanismo de disparo foi desarmado, mas não sai ar do cilindro.

Agora que já sabemos que a arma se encontra em segurança, vamos falar um pouco mais das suas caracteristicas:
 



A Steyr LP 10 é uma pistola de ar comprimido, que usa um cilindro de ar pré comprimido como sistema de propulsão . Esta tecnologia chama-se Pre Charged Pneumatic ou PCP. Na caixa vem a pistola com 2 cilindros de 200 BAR, um adaptador para carregar os cilindros, um clip para caixas de chumbo, um conjunto de pesos para o cano e um estojo com as ferramentas necessárias para a manutenção da arma e para efetuar todos os ajustes necessários. 

Esta arma pesa 1060 g com o cilindro de ar comprimido, mede 40 cm de comprimento total e tem um cano de 9 polegadas. Para ajudar a melhorar o equilíbrio da arma podem ser instalados pesos de ambos os lados do cano, usando os carris existentes.

As miras, são perfeitas para o tiro de precisão e altamente ajustáveis. A mira da frente pode ser instalada em 3 posições diferentes para fazer variar a distância entre miras. Podem também ser adquiridas massas de mira de maior ou menor largura e de altura superior. Eu adquiri uma mira de altura superior para conseguir baixar os impactos no alvo que estavam a sair demasiado altos para a imagem de miras que gosto de usar.
A mira traseira tem os tradicionais ajustes em altura e deriva mas, para além disso, a sua geometria pode também ser ajustada em altura, ficando o “U” mais ou menos profundo e em largura, ficando o “U” mais ou menos largo. A alça de mira pode também ser ajustada em alcance para regular a distância entre miras. Classifico-as com 5 numa escala de 1 a 5. 

Tal como as miras, o gatilho também é perfeito para uma arma de competição. É ajustável em todas as dimensões. Pode ser ajustado em alcance, em altura, na orientação em relação ao cano, no peso do 1º tempo, no peso do 2º tempo, no curso do 1º tempo e no curso depois do disparo. Classifico-o com 5 numa escala de 1 a 5. No meu caso particular, um atirador experiente ajudou-me a configurar o gatilho. O meu gatilho está inclinado ligeiramente para a direita, o curso do 1º tempo é quase inexistente e o gatilho não recua após o disparo, ou seja, não tem overtravel. As regras de P10 da ISSF exigem que o gatilho tenha um peso igual ou superior a 500 g. Este peso é calculado somando o peso do 1º e do 2º tempos. Para facilitar a precisão, o meu gatilho tem o 1º tempo mais pesado e o 2º tempo mais leve, para evitar o movimento da arma no momento em que sai o tiro.


Tenho que apresentar algumas críticas relativas à ergonomia desta Steyr. Os controlos e ajustes estão colocados de forma irrepreensível. É em relação ao punho que tenho que tecer algumas críticas. Seguindo as instruções da Steyr, medi a minha mão e cheguei à conclusão que teria que comprar o punho de tamanho M. Quando a minha arma chegou cheguei à conclusão que o meu tamanho é o S mas, mesmo depois de trocar o punho com outro atleta, não consegui que o punho se ajustasse de forma satisfatória à minha mão. Fui forçado a comprar um punho usado e recorrer a quantidades generosas de massa para madeira para conseguir que o punho se ajustasse perfeitamente à minha mão. Acredito que, anatomicamente, as minhas mãos sejam invulgares, mas, esperava um pouco mais do punho de fabrica e das instruções da marca para escolher o tamanho certo do punho. A grande quantidade de massa de madeira aplicada no punho fez com que este ficasse mais pesado, com menos aderência se a mão estivesse suada e também menos apelativo esteticamente. Decidi enviar o punho modificado para a Rink para ser copiado e transformado num bonito punho em madeira laminada perfeitamente ajustado à minha mão. Apesar do preço elevado, o resultado final ficou brilhante. Classifico a ergonomia com 3 numa escala de 1 a 5.



Considerada por muitos como a melhor pistola de ar comprimido do mundo, esta arma é capaz de uma precisão extrema. A LP10 tem um sistema mecânico de estabilização que, em conjunto com os 3 furos no topo do cano e com o compensador na boca do cano, contribui para que quase não se sinta vibração no momento do disparo. Isto facilita bastante os bons resultados no alvo, fazendo com que o atirador não antecipe o tiro. Classifico a precisão com 5 em escala de 1 a 5. Só lamento o facto de eu não estar à altura da arma e de, provavelmente, nunca conseguir tirar partido de todo o seu potencial.

Os 3 pórticos no topo do cano ajudam a estabilizar a arma no momento do disparo mas desperdiçam algum ar, o que resulta em menos disparos por botija de ar comprimido que as suas concorrentes. Cada cilindro de ar comprimido permite fazer cerca de 170 disparos. O cilindro deve ser reabastecido quando chegar aos 60 bar. Nunca se deve iniciar uma prova com menos de 100 bar no cilindro.



Em relação ao design, acho-o bastante apelativo. Tem um aspeto mais convencional que a maioria das suas concorrentes que parecem saídas diretamente de um filme de ficção cientifica. O alumínio e a madeira são de alta qualidade. Classifico-a com 5 numa escala de 1 a 5.



Devido à sua fraca potência, esta arma produz muito pouco ruído, o que a torna perfeita para tiros em interior.

A velocidade dos disparos recomendada pela Steyr deve estar entre os 155 m/s e os 160 m/s. O meu exemplar está um pouco acima do que a marca recomenda, principalmente com os chumbos mais leves. O regulador de ar pode ser ajustado para adequar a velocidade dos disparos ao peso do chumbo que se pretende usar. Baixar a velocidade dos disparos para os valores que a marca recomenda, tem como vantagem conseguir mais tiros com cada cilindro de ar comprimido. A Steyr tem um vídeo no Youtube a explicar este ajuste.


Arma
Munição
Peso (gr)
Velocidade (m/s)
Energia (J)
Steyr LP 10
Gamo Match
7,71
162,2
6,6
Steyr LP 10
Gamo Pro Magnum
7,80
160,4
6,5
Steyr LP 10
H&N Finale Match Pistol
7,56
170,0
7,1
Steyr LP 10
JSB Match Light Weight
7,33
170,8
6,9
Steyr LP 10
JSB Match Middle Weight
8,02
161,9
6,8
Steyr LP 10
RWS Club
7,00
171,5
6,7
Steyr LP 10
RWS R10
8,20
157,7
6,6
Steyr LP 10
RWS Superpoint Extra
8,20
158,0
6,6


Classificação final, 4 numa escala de 1 a 5. Estou muito satisfeito com a LP-10, mas esperava mais da arma e da marca. Esperava que as instruções para escolher o tamanho do punho fossem melhores e que não me induzissem a comprar o punho M quando o meu tamanho é o S. Apesar de ter comprado a minha arma nova, esta não trazia o espaçador de plástico no punho, necessário para o perfeito ajuste do punho à LP10. Este espaçador não é necessário na LP50. A Steyr, quando contatada, não se responsabilizou por esta falha e propôs vender-me um espaçador. A empresa que me vendeu a arma enviou-me o espaçador gratuitamente. Outro ponto negativo da minha LP10 é meramente estético. Trata-se de uma racha na tampa transparente do mostrador de um dos cilindros de ar comprimido. A empresa que me vendeu a arma não se responsabilizou por isto, mas a Steyr enviou-me duas tampas gratuitamente.



Não quero terminar esta review a falar dos pontos negativos da arma. Reforço que gosto bastante desta arma e que a considero muito melhor que eu. Se não conseguir bons resultados nas provas, não será certamente por culpa da arma. É uma arma extremamente precisa, bonita e altamente ajustável às preferencias de cada atirador, o que  facilita a obtenção de bons resultados. A sensação de qualidade que esta arma transmite é indescritível. Cada vez que disparo a LP 10, fico a gostar mais dela. Neste momento, tenho pouco mais de 1200 tiros disparados com ela e tenho que dizer que está perfeitamente adaptada à minha mão e às minhas preferências.









Atualização 10-05-2016

Partilho os resultados dos testes de precisão que efetuei com a LP 10 para me ajudar a familiarizar com a arma e a escolher o chumbo ideal para a competição. Os testes foram realizados na posição de “Bench Rest”, sentado, com o punho da arma apoiado no saco de arroz para tentar retirar o elemento humano da equação. Foram usadas apenas as miras abertas da LP 10.
Tenho que admitir que os resultados ficaram um pouco aquém das minhas expectativas. Esperava ver uma diferença clara no tamanho dos grupos dos vários chumbos de forma a escolher o mais adequado à arma, mas, as diferenças não são significativas. O tamanho dos grupos, medido de extremo a extremo dos impactos, varia entre os 1,3 cm e o 1 cm. Na minha opinião a diferença de 0,3 cm entre o melhor e o pior grupo deve-se apenas ao erro humano. Infelizmente não disponho de meios para eliminar completamente este fator.




Vendo as coisas por outro prisma, concluo que posso usar, em prova, qualquer um dos chumbos testados sem que os mesmos influenciem os resultados. Até mesmo os Gamo Match são mais precisos que eu, e apresentam excelentes resultados com esta LP 10.


Steyr LP 10

Tamanho dos grupos a 8,5m, em cm
Gamo Match
1,2
H&N Finale Match Pistol
1,2
JSB Match
1,3
JSB Match Light Weight
1
JSB Match Middle Weight
1,1
RWS Club
1,1
RWS R10
1,1
RWS R10 (Pistol)
1,1
RWS R10 (Rifle)
1,1


Disparando sem apoio, a 8,5m, na posição ISSF, de pé, a minha performance melhorou bastante. Consigo, de forma consistente, fazer 9 e 10 pontos, o que quer dizer que está na altura de voltar a participar em provas e validar se ainda continuo a lutar pelos últimos lugares ou se já me consigo classificar a meio da tabela.  

Os interessados podem consultar todos os alvos usando este link.







Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!








2 comentários:

  1. Boa noite conhece algum site confiável q envie aqui para o Brasil. Abraços!!

    ResponderEliminar
  2. Onde vou comprar? Qual é valor e novo e usado? TEm algum site de vender novo e usado?

    ResponderEliminar