segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Review - Thrunite TN12 (2014)






Nesta página ficam apenas os tópicos que serviram de apoio ao vídeo. Se pretendem informação detalhada e testes de imersão em água, vejam o vídeo acima.






Filosofia de Uso
  • Luz de emergência
  • Arma de defesa


Dimensões e peso
  • Comprimento Total -  143 mm
  • Diâmetro - 25,4
  • Peso sem baterias - 82 g


LED - Cree XM-L2 (U2)


Baterias - 2 baterias CR123A de 3V ou uma bateria recarregável 18650 de iões de lítio.








Modos de operação e tempos de bateria
  • Eco - 0,3 ANSI Lumens - 1585 h (sim, 66 dias!)
  • Baixo - 20 ANSI Lumens - 74 h
  • Médio - 280 ANSI Lumens - 5 h
  • Alto - 800 ANSI Lumens - 1,5 h
  • Turbo - 1050 ANSI Lumens - 3 min, depois reverte para o modo anterior
  • Strobe - 1050 ANSI Lumens


Distância - 218 m (anunciados pelo fabricante) 109 m (reais)


Fiabilidade - 5, numa escala de 1 a 5


Qualidade de construção
  • Resistente a quedas até 1,5 m
  • Submersível até uma profundidade de 2 m (IPX-8)
  • Construída em alumínio aeronáutico
  • 5, numa escala de 1 a 5


Ergonomia - 5, numa escala de 1 a 5


Facilidade de utilização
  • 5, numa escala de 1 a 5


Valor - 5, numa escala de 1 a 5.
Design  - 5, numa escala de 1 a 5


Classificação final - 5, numa escala de 1 a 5





Esta é a minha review da Thrunite TN 12, versão de 2014.


Filosofia de uso. Como todas as lanternas, esta serve para iluminar coisas. Devido às suas dimensões e peso, não a considero uma boa opção para trazer no bolso para utilização no dia-a-dia. Para esta utilização a Preon P2 é uma muito melhor opção. Considero-a, no entanto, uma excelente opção  luz de emergência, em caso de falha de energia, ou numa emergência rodoviária, para trocar um pneu, em caso de furo, à noite.


Esta lanterna pode também ser usada como arma de defesa. Está provado que 70, ou mais lumens provocam cegueira temporária num ser humano. A TN 12, no modo mais alto debita 1050 lumens e, por causa disso, pode ser usada numa situação de defesa pessoal, permitindo-nos cegar temporariamente um adversário e fugir de uma situação complicada, ou defendermo-nos de outro modo. Como tem memória do último modo usado, se a desligarmos no máximo sabemos que ela se irá debitar 1050 lumens ao ligar.


A TN 12 mede 143 mm de comprimento, 25,4 mm e diâmetro e pesa 82 g. Na caixa, para além da lanterna, vêm o-rings extra, uma cobertura de borracha para o botão de ligar /desligar, uma bolsa de transporte e o manual de utilização .


O LED que dá alma a esta Thrunite, é o Cree XM-L 2 (U2). Este é um LED extremamente potente, debitando, neste modelo 1050 ANSI lumens.








Claro que todos estes lumens consomem muita energia e as pilhas “normais” não conseguem alimentar estes LED de alto débito. Esta lanterna é alimentada por 2 baterias CR123A de 3V ou uma bateria recarregável 18650 de iões de lítio. Esta necessidade de baterias especiais pode ser uma desvantagem pois, estes tipos de baterias não se encontram tão facilmente quanto as AAA ou AA. Apesar disto, as pilhas CR123A são relativamente fáceis de encontrar e não descarregam facilmente se não forem usadas. Nenhum de nós aqui no Piratices tem experiência com as pilhas CR123A.


Nós temos preferência pelas baterias 18650, recarregáveis. Apesar de um de nós ter experiência com baterias e carregadores não protegidos contra sobrecargas, não vamos falar nestes nem os vamos recomendar por serem potencialmente perigosos. Apenas recomendamos baterias protegidas e carregadores compatíveis.


As baterias que usamos nas nossas lanternas são Senybor de 3100 mAh e EagleTac de 3400 mAh. As SenyBor aguentam cerca de um ano sem perder a carga. Não temos dados relativos às EagleTac. O carregador usado para carregar as baterias é o Nitecore i4 que permite carregar, de forma inteligente, quase todos os tipos de baterias existentes.


Aproveito para deixar um aviso relativo às baterias UltraFire e TrustFire. Estas baterias apresentam valores mais altos de mAh do que as baterias de qualidade e preços muito menores. Isto pode parecer apelativo, mas diversos testes efetuados indicam que se tratam de baterias de má qualidade, que podem explodir e causar danos pessoais e materiais. Em relação às baterias, recomendamos o uso de baterias de qualidade, com proteção, e desaconselhamos o uso das Ultra e Trustfire, de baixa qualidade e que produzem resultados imprevisíveis nestas lanternas.


No modo eco, esta lanterna debita 0,3 lumens durante 66 dias. Este modo simula uma noite de luar e é útil em algumas situações, sendo na maior parte dos casos, insuficiente. Acho os 2,2 que a Preon P2 produz ideiais para pequenas tarefas e longa duração. No modo baixo, produz 20 lumens durante 74 h. No modo  médio, produz 280 lumens durante 5 h. O modo alto produz 800 lumens durante 1,5h e no máximo, produz 1050 lumens durante 3 minutos, revertendo depois para o modo de 800 lumens.


Esta informação não está disponível no site da Thrunite nem no manual. Em toda a informação oficial vem indicado que esta lanterna produz 800 lumens durante 1,5 h e 1050 durante 90 minutos. O único neurónio que tenho ativo no cérebro chamou-me a atenção para o facto de 1,5 h e 90 minutos corresponderem exatamente ao mesmo periodo de tempo. Coloquei a questão à Thrunite que disse considerar que o modo de 1050 lumens dura o mesmo tempo que o de 800 porque depois dos 3 minutos iniciais a lanterna reverte para os 800. A forma como a Thrunite faz as contas não inspira muita confiança da minha parte. Não gosto particularmente de não ser claro o limite de 3 minutos no modo mais alto.


Esta lanterna tem 2 botões, o botão de ligar / desligar que fica na base da lanterna e o botão de modo que fica na parte frontal. Circulamos pelos vários modos carregando uma única vez no botão de modo. Se mantivermos este botão premido acedemos ao modo strobe.






A Thrunite indica que, no modo máximo, o feixe desta lanterna atinge uma distância de 218 m, mas diversos especialistas dizem que se deve considerar apenas metade do valor indicado pelas várias marcas para se obter um valor mais aproximado da realidade, o que, neste caso, ronda os 109 m. Nos testes que fiz consigo ver a luz refletida nos sinais de trânsito a mais de 400 m. O seu feixe ilumina umas árvores a cerca de 200 m de distância do sítio onde faço os testes. Infelizmente a câmara do iPhone não capta a luz a esta distância.


Para por as coisas em perspetiva, podemos comparar esta TN 12 com a gigantesca Maglite 3D que é várias vezes maior. Sim, o 3D que dizer que leva 3 pilhas D, das grandes. A Maglite produz apenas cerca de 70 lumens, ou seja, 15 vezes menos do que a TN 12 debita! A única vantagem da Maglite face à TN 12 é como arma de impacto.





A qualidade de construção merece 5 numa escala de 1 a 5. É construída integralmente em alumínio aeronáutico, de qualidade irrepreensível. Cumpre todas as normas IPX-8, o que quer dizer que é resistente a quedas até uma altura 1 m e a imersão até 3 m de profundidade. A Thrunite dá garantia de 2 anos a todos os componentes exceto, claro, às pilhas.


A ergonomia também merece 5 em 5.  Não tenho nada de mau a apontar. Quero salientar o facto de se segurar em posição vertical, permitindo iluminar uma área como se fosse uma vela.


Quanto à facilidade de utilização recebe 5 em 5. A lanterna liga-se sempre no último modo utilizado e é muito fácil navegar pelos vários modos recorrendo ao botão secundário.


Tem uma excelente relação entre tamanho, peso, preço e potência. Merece 5 no campo do valor.


Considero o seu design bastante apelativo. Classifico-a com 5 numa escala de 1 a 5.


A classificação final resulta num merecido 5 em 5. O seu preço e qualidade fazem-me esquecer o facto de não ser explícito o tempo funcionamento no modo de 1050 lumens.






A Thrunite TN 12 (2014) e respetivas baterias podem ser adquiridas a um preço muito competitivo, na Amazon Espanha, usando o seguinte link:





Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, cliquem no botão "gosto" e partilhem-na nas vossas redes sociais.


E lembrem-se, não se deixem apanhar!


Sem comentários:

Enviar um comentário