quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Tabelas de recarga - Pólvora nitrocelulósica










Este artigo pretende ser um agregador de tabelas de recarga dos diversos fabricantes de pólvora. Algumas das tabelas aqui apresentadas já foram descontinuadas pelas marcas, tendo sido atualizadas ou substituídas por outras em formato diferente.

Antes de partilhar as tabelas de recarga considero importante partilhar uma tabela comparativa das velocidades de queima de várias marcas e tipos de pólvora:

https://www.lhs-germany.de/en/service/media-center/powder/burning-rate-chart/





 Vectan

As tabelas de recarga da Vectan, publicadas entre 2006 e 2009 são das mais detalhadas que conheço. Tratam-se de ficheiros PDF, separados por calibre e com um nível de detalhe ímpar. São a base para todas as minhas cargas, mesmo que não utilizem pólvora da Vectan:

https://drive.google.com/open?id=1tH3r9Up8oaQqq0Kpj_htmVK-YjJMajt_


Os ficheiros podem ser consultados alternativamente no GitHub:

https://github.com/piratices/Vectan-reloading-tables


Download de todos os ficheiros PDF, em formato ZIP

https://drive.google.com/open?id=1s32RC6ht_gKLfagRRUIk1srfCoaKgx_G


Em 2014 a Vectan removeu as tabelas anteriores e publicou um único PDF para múltiplos calibres. Existem muitos calibres e cargas que estão omissas neste ficheiro e que constavam nos antigos. Para além disto, a informação aqui constante, está demasiadamente abreviada e resumida:

https://drive.google.com/open?id=1ukSSkWu40QL-rjyig4UI2FiH6Xc2toHF










 Maxam

Para além da Vectan, em Portugal, é possível adquirir pólvoras da Maxam, razão pela qual considero importante partilhar também as tabelas de recarga que a marca disponibiliza. A informação presente nestas tabelas é bastante limitada mas, pode ser complementada com a informação das antigas tabelas da Vectan, em conjunto com uma tabela comparativa de velocidades de queima:

https://drive.google.com/open?id=19BaN5Jaur_Da08ptvpI-e5PtGRVgbrWt














Este é um artigo em permanente atualização. Sempre que encontre informação atualizada e pertinente para a recarga, esta será adicionada ao artigo.

Espero que este artigo vos seja útil e que contribua para preservar e partilhar informação que é difícil encontrar noutro local.

Se gostaram deste artigo partilhem-no nas vossas redes sociais e lembrem-se, não se deixem apanhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário