quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Review - Hawke Sport HD 4x32 AO









Filosofia de Uso
    - Recreio
    - Caça

Dimensões e peso
    - Diâmetro do tubo - 1’’
    - Diâmetro da objetiva - 32 mm
    - Comprimento Total -  302 mm
    - Peso - 370 g

Características ópticas
- Lente - aumento fixo de 4 x
- Retículo - 10× Mil Dot
- Revestimento das lentes - 11 camadas
- Iluminação - Não tem
- Paralaxe - Ajustável entre 9 m e o infinito
- Campo de visão a 100 m - 9,5 m
- Distância ocular - 89 mm
- Plano focal - Segundo plano focal (SFP)
- Regulável em incrementos de ¼ de MOA
- Regulação em altura - 165 MOA
- Regulação em deriva - 165 MOA

Qualidade do retículo - 3, numa escala de 1 a 5

Características Técnicas
    - Material de construção - Alumínio mono-peça
    - Garantia - Vitalícia (10 anos na Europa)
    - À prova de água e choque
    - Enchida com Azoto (nitrogénio)
   
Qualidade de construção - 4, numa escala de 1 a 5

Qualidade Ótica - 4, numa escala de 1 a 5

Torres de ajuste - 2, numa escala de 1 a 5

Ergonomia - 2, numa escala de 1 a 5

Facilidade de utilização
    - O ajuste de paralaxe na objetiva é pouco prático
    - As torres estão cobertas o que dificulta ajustes rápidos
    - O retículo é calibrado para 10 x de aumento tornando quase impossível os cálculos de distância
    - Torres calibradas em MOA e retículo calibrado em miliradianos
    - 3, numa escala de 1 a 5

Durabilidade - 5, numa escala de 1 a 5

Valor - 5, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 4, numa escala de 1 a 5
Somatório das classificações - 34 em 45 pontos possíveis



Olá, sejam bem vindos à minha review da mira Hawke Sport HD 4x32 AO. Esta é uma mira telescópica com ampliação fixa de 4 aumentos, de entrada de gama. A mira tem uma objetiva de 32 mm com tubo de 1’’, mede 30 cm de comprimento total e pesa 370 g. A gama Sport HD da Hawke foi substituida pela Vantage mas as suas características técnicas mantêm-se quase inalteradas. As alterações são meramente estéticas.

O ajuste de paralaxe é extremamente versátil, indo desde os 9 m até ao infinito. Apesar da marca indicar os 9 m como ajuste mínimo de paralaxe, o limite mínimo da minha começa cerca dos 7 m, tal com o a Panorama. Os 7 m, para mim são muito importantes pois permitem-me fazer tiros de recreio na garagem que tem 8,5 m de comprimento. Esta é uma das poucas miras que tenho que permite um perfeito ajuste de paralaxe a uma distância tão curta. Sem dúvida uma característica muito interessante. O ajuste de paralaxe é efetuado na própria objetiva. Esta solução, apesar de menos prática de usar pelo atirador, é mais simples e isto traduz-se em menos peso e num preço inferior ao das óticas com ajuste lateral.



O retículo é o 10× Mil Dot da Hawke. Este retículo é de segundo plano focal (SFP). Decompondo o nome nos 2 componentes conseguimos saber que as “10x” querem dizer que o retículo apenas é preciso para calcular distâncias e tamanhos quando na ampliação de 10x. Quando instalado numa mira de 4 aumentos máximos isto é problemático. Claro que os cálculos podem ser efetuados nos 4 aumentos, desde que se multipliquem os miliradianos por 2,5, mas isto dificulta bastante os cálculos e pode provocar erros. O segundo componente do nome, o Mil Dot”, indica-nos que o retículo está divido em unidades que correspondem a 1 miliradiano cada. As linhas do retículo são relativamente finas, o que facilita os tiros rápidos sem apoio, permitindo também tiros de precisão a distâncias curtas. Classifico o retículo com 3 numa escala de 1 a 5. Tem tudo aquilo de que necessito para efetuar tiros precisos, sem ter demasiada informação para ser complicado de usar. Apenas não é melhor classificado por não ser tão preciso como o da Panorama e por ser muito difícil fazer cálculos de distância devido à questão dos 10 aumentos. Tenho a perfeita noção de que a maioria dos utilizadores desta mira, a usam apenas para tiros informais de recreio e não têm qualquer intenção de efetuar cálculos com o retículo, mas não posso deixar de achar mal que a marca não se dê ao trabalho de colocar um retículo adequado às características da mira.






Em relação à qualidade ótica das lentes, revestidas com 11 camadas, só tenho coisas positivas para dizer. A imagem é muito luminosa e sem distorções ou aberrações dignas de nota. Pessoalmente não necessito de mais qualidade ótica ou luminosidade do que aquela que esta mira me dá. Talvez diga isto por não estar habituado a miras topo de gama ou por não ter necessidade de usar a mira de noite ou em situações de pouca luz ambiente. Apenas sei que oticamente esta mira não me deixa nada a desejar. Classifico-a com 4 numa escala de 1 a 5. Quando comparada com a Panorama não vejo diferenças significativas na qualidade de imagem.

Esta Sport HD é construída em alumínio de alta qualidade e tem resistência a toda a prova. É certificada pela marca para todos os calibres. A minha tem várias centenas de disparos efetuados montada em armas  de ar comprimido de pistão de gás, de alta potência e alto recuo, conhecidas por danificarem miras mais frágeis e, até agora, não apresenta quaisquer problemas ou danos. Esta mira já foi instalada usando anéis de montagem da Hawke, e da BKL. Apesar de já ter sido instalada e desinstalada várias vezes não apresenta marcas dos anéis. A marca indica que esta mira é à prova de choque, de água e é enchida com azoto para prevenir embaciamento a partir do interior. Pessoalmente não gosto das tampas das lentes, em plástico, unidas por elásticos que acompanham esta mira. Prefiro as tampas do estilo “flip up”, como as que acompanham a Panorama e que não necessitam ser removidas da lente. A marca dá garantia vitalícia mundial, mas na Europa, devido a questões legais, esta garantia está limitada a “apenas” 10 anos. Tenho que classificar a qualidade de construção com 4 em escalada de 1 a 5. 



As torres de ajuste de altura e deriva estão cobertas com tampas de alumínio e estão vedadas na base com o-rings de borracha para impedir a entrada de água ou outro tipo de elementos indesejados. Pessoalmente prefiro as torres “táticas” que estão expostas e preparadas para resistir aos elementos pois são mais práticas de usar. As torres são ajustáveis com os dedos, sendo os clicks fáceis de identificar tanto de forma tátil como auditiva. Cada click corresponde a ¼ de MOA (ou seja minuto de ângulo), o que dificulta muito os cálculos de ajuste e compensação pois o retículo está calibrado em miliradianos. Outro ponto negativo é o facto da escala das torres não estar perfeitamente alinhada com o ponto de referencia na base das torres. Isto pode não ser significativo mas indica falta de cuidado na montagem. Todas as miras da Hawke que possuo apresentam este “defeito”. As tampas das torres são planas, o que permite a utilização de uma bolha de nível no momento da instalação da mira na arma para garantir que o retículo fica perpendicular. Apesar de permitirem o ajuste com os dedos, a superfície de contato é muito reduzida, tornando a sua utilização desconfortável e difícil. Classifico as torres com 2 em 5.


A ergonomia é classificada com 2 em escala de 1 a 5. Esta classificação deve-se ao facto de não ter ajuste de paralaxe lateral e de as torres estarem tapadas, ou seja, não serem táticas e de serem de difícil utilização, devido ao seu formato.

Facilidade de utilização. Aqui, esta mira, também recebe classificação baixa, principalmente por causa do retículo ser desenhado para utilização a 10 aumentos quando a mira apenas suporta 4. Para além disto ainda aponto como negativo o ajuste de paralaxe na objetiva, as torres cobertas e de difícil utilização. Apesar da baixa classificação, tenho que reconhecer que os defeitos que aponto a esta mira não são significativos para a maioria dos atiradores. Classifico a facilidade de utilização com 3 em 5.

A durabilidade recebe a classificação de 5 em 5. É uma mira muito robusta e bem construída.

Quando à relação qualidade / preço, tenho que a classificar com 5 em 5. A qualidade ótica e de construção que oferece, juntamente com um peso e dimensões reduzidas, tornam esta mira uma excelente escolha.



Comprei esta mira porque não gosto das miras abertas da minha Cometa Fenix 400 e pretendia uma mira barata, leve e sem grandes aumentos, que me permitisse fazer tiro de recreio, de pé e sem apoio. Decidi comprá-la com base, principalmente, no preço e não tinha grandes expectativas em relação à qualidade. Tenho que admitir que esta mira se tem revelado uma enorme surpresa positiva. Apesar dos vários defeitos que apontei acho esta mira excelente, principalmente tendo em conta o preço que custa e a qualidade que apresenta. Recomendo vivamente esta Sport HD. Classificação final 4 em 5.

Devido ao facto da classificação final ser um valor algo subjetivo coloco aqui a soma de todas as classificações - 34 em 45 pontos possíveis. Este valor representa uma forma mais objetiva de classificação e permite uma comparação direta entre as classificações das várias reviews de miras que formos fazendo.


Encontra esta e outras miras telescópicas a excelente preço na Amazon Espanha.

Todas as compras que forem feitas no nosso site de afiliado da Amazon Espanha geram uma pequena receita que ajuda a suportar os custos do blog e canal de Youtube. Agradecemos antecipadamente toda a ajuda prestada.
 



Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, partilhem-na nas vossas redes sociais e cliquem no botão gosto.

E lembrem-se, não se deixem apanhar!






Sem comentários:

Enviar um comentário