sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Review - Four Sevens Preon P2 Gen 2












Nesta página ficam apenas os tópicos que serviram de apoio ao vídeo. Se pretendem informação detalhada e testes de imersão em água, vejam o vídeo abaixo.









Filosofia de Uso
  • Utilização no dia-a-dia (EDC), utilitária.
  • Luz de emergência
  • Arma de defesa

Dimensões e peso
  • Comprimento Total -  127,4 mm
  • Diâmetro - 14,0 mm
  • Peso sem baterias - 20,2 g

LED - CREE XP-G2

Baterias - 2 pilhas alcalinas AAA

Modos de operação e tempos de bateria
  • Baixo - 2,2 ANSI Lumens - 23 h
  • Médio - 26 ANSI Lumens - 6 h
  • Máximo - 192 ANSI Lumens - 0,8 h
  • Strobe - 1,6 h
  • S.O.S - 4,8 h
  • Beacon Hi - 8 h
  • Beacon Low - 40 h





Distância - 59 m (anunciados pelo fabricante) 30 m (reais)


Fiabilidade - 3, numa escala de 1 a 5


Qualidade de construção
  • Construída integralmente em alumínio aeronáutico
  • Resistente a quedas até 1 m
  • Submersível até uma profundidade de 3 m
  • O clip é frágil
  • 5, numa escala de 1 a 5



Ergonomia - 5, numa escala de 1 a 5


Facilidade de utilização
  • Não tem memória do último modo usado
  • Os modos especiais estão “escondidos”, sendo necessário circular duas vezes pelos modos “normais”
  • 3, numa escala de 1 a 5



Valor - 5, numa escala de 1 a 5. A melhor na sua classe.


Design  - 4, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 5, numa escala de 1 a 5





Esta é a minha review da Foursevens Preon P2, de segunda geração.


Filosofia de uso. Como todas as lanternas, esta serve para iluminar coisas. Devido às suas pequenas dimensões e peso, é excelente para utilização no dia a dia, em pequenas tarefas. Pode também ser usada como luz de emergência, em caso de falha de energia, ou numa emergência rodoviária, para trocar um pneu, em caso de furo, à noite. Esta lanterna pode também ser usada como arma de defesa. Está provado que 70, ou mais lumens provocam cegueira temporária num ser humano. Esta Preon P2, no modo mais alto debita 192 e, por causa disso, pode ser usada numa situação de defesa pessoal, permitindo-nos cegar temporariamente um adversário e fugir de uma situação complicada, ou defendermo-nos de outro modo.


A Preon P2 mede 127,4 mm de comprimento, 14 mm e diâmetro e pesa 20,2 g. Na caixa, para além da lanterna, vêm 2 pilhas alcalinas e o-rings extra. Como podem ver, gosto tanto desta lanterna que comprei 2 exemplares.

O LED que dá alma à segunda geração desta lanterna é o CREE-XP-G2. A primeira geração da P2 usava o CREE-XP-G e debitava "apenas" 160 lumens. Na caixa ainda vêm indicados os valores da primeira geração do LED. A Foursevens ainda tem muitas destas caixas em stock, continuando por isso a enviar a segunda geração da lanterna na caixa antiga, colando apenas um pequeno autocolante a indicar tratar-se da 2ª geração.






Uma das grandes vantagens desta P2 é o facto de usar pilhas AAA, disponíveis em todo o lado, a preço acessível.


No modo mais baixo, esta lanterna debita 2,2 lumens durante 23 h. No modo médio, produz 26 lumens durante 6h e no máximo produz 192 lumens durante 0,8 h. Circulamos pelos vários modos, usando o botão de ligar e desligar. Podemos ligar e desligar rapidamente ou podemos ligar e carregar apenas ligeiramente no botão para circular pelos vários modos. Existem ainda 4 modos especiais, escondidos no interface da lanterna. Para chegar aos modos especiais, temos que circular 2 vezes por cada um dos modos normais. O primeiro dos modos especiais é o modo strobe, que funciona durante 1,6 h. Em seguida temos o modo S.O.S, que emite o sinal de S.O.S, em código morse durante 4,8 h. Seguidamente temos o modo beacon hi, que funciona durante 8 h. Por último temos o modo bacon low, capaz de operar por 40 h.


A Foursevens indica que, no modo máximo, o feixe desta lanterna atinge uma distância de 59 m, mas diversos especialistas dizem que se deve considerar apenas metade do valor indicado pelas várias marcas para se obter um valor mais aproximado da realidade, o que, neste caso, ronda os 30 m. Nos testes que fiz consigo ver a luz refletida nos sinais de trânsito a mais de 200 m, mas o seu deixe de luz tem dificuldade  a iluminar uma zona escura a cerca de 36 m.


Para por as coisas em perspetiva, podemos comparar esta minúscula Preon P2 com a gigantesca Maglite 3D. Sim, o 3D que dizer que leva 3 pilhas D, das grandes. A Maglite produz apenas cerca de 70 lumens, ou seja, menos de metade do que a P2 debita. É espantoso a evolução que as lanternas sofreram nos ultimos anos! A única vantagem da Maglite face à Preon P2 é como arma de impacto.

Tenho que lhe dar uma má nota no campo da fiabilidade porque o botão de on/off é muito fácil de atuar inadvertidamente fazendo com que as baterias descarreguem. Isto já me aconteceu por mais que uma vez.







A qualidade de construção merece 5 numa escala de 1 a 5. É construída integralmente em alumínio aeronáutico, de qualidade irrepreensível. Cumpre todas as normas IPX-8, o que quer dizer que é resistente a quedas até uma altura 1 m e a imersão até 3 m de profundidade. A única coisa negativa que tenho a apontar é relativa ao clip que é frágil, deformando-se facilmente e não voltando a recuperar a sua forma. A Foursevens dá garantia de 10 anos a todos os componentes exceto, claro, às pilhas.


A ergonomia também merece 5 em 5.  Não tenho nada de mau a apontar.

Quanto à facilidade de utilização recebe apenas 3 em 5 por não ter memória do último modo usado. A lanterna liga-se sempre no modo mais baixo, sendo necessário carregar várias vezes no botão até chegar ao modo máximo. Isto é uma clara desvantagem se pretendermos usar esta lanterna numa situação de defesa pessoal, onde iremos necessitar dos 192 lumens. Considero positivo os modos especiais estarem escondidos, pois nunca os utilizo e assim não atrapalham.






Apesar de ser cara, considero que tem uma boa relação qualidade / preço.  Não consigo encontrar no mercado nenhuma outra lanterna tão pequena, leve, potente, bonita e bem construída. Merece, sem dúvida, 5 no campo do valor.

Considero o seu design bastante apelativo. As suas linhas simples e esguias são muito bonitas, na minha opinião. Só não lhe dou uma classificação de 5 em escala de 1 a 5 por causa do botão de ligar / desligar que se ativa inadvertidamente. Era de esperar que isto já tivesse sido corrigido na segunda versão da lanterna.

A classificação final resulta num merecido 5 em 5. As suas muitas qualidades fazem-me esquecer os seus pequenos defeitos. Gosto tanto desta lanterna que comprei 2 exemplares.

Espero que tenham gostado desta review. Se gostaram, por favor partilhem-na nas vossas redes sociais, e cliques no botão gosto.


A Foursevens Preon P2 e respetivas pilhas AAA de Litio podem ser adquiridas na Amazon do Reino Unido usando o seguinte link:







E lembrem-se, não se deixem apanhar!





Sem comentários:

Enviar um comentário