quarta-feira, 24 de maio de 2017

Tiro desportivo com arma de ar comprimido para crianças








Com este artigo pretendo divulgar e ajudar a clarificar o processo de acesso à licença federativa para tiro com ar comprimido de aquisição livre para menores de idade.

A prática do tiro desportivo possibilita uma infinidade de exercícios e práticas que levam o atleta a desenvolver habilidades de autocontrolo para agir em momentos de pressão; ajuda a desenvolver a capacidade de concentração; a responsabilidade; a disciplina; a cultivar a calma; aumentar o equilíbrio físico em mental; a aliviar o stress, bem como potenciar o espírito competitivo dos atletas.

Desde que as crianças revelem maturidade suficiente, considero benéfico que sejam iniciadas nesta modalidade o mais cedo possível.

Em Portugal uma criança pode fazer o exame de acesso à licença federativa TAC (Tiro com Ar Comprimido) após completar o 10º aniversário. Para que um menor obtenha a licença TAC, é necessário:


  • Inscrição num clube filiado na FPT. Recomendo o meu clube, não só por achar que é dos melhores a nível nacional como também por dar tratamento especial aos juniores. Na ST2, os sócios com menos de 18 anos não pagam quotas, pagando apenas os 5€ de seguro obrigatório. Esta é a documentação necessária para a inscrição no clube:

Para mais informação aconselho a consulta do site da ST2.

  • Os menores de idade estão isentos do curso de preparação para o exame. Apesar disto, alguns membros mais séniores do clube disponibilizam-se para ajudar o menor a preparar-se para o exame que é relativamente fácil para uma criança de 10 anos.

  • No dia do exame é fundamental que o menor consiga responder corretamente às questões publicadas na Circular nº 26/2010 da FPT e que consiga manusear com total segurança uma arma de ar comprimido.

Após a conclusão com sucesso do exame teórico e prático, o menor está apto a treinar e competir nas provas da FPT.







Considero este desporto bastante benéfico para a saúde e uma excelente alternativa aos desportos mais tradicionais e recomendo a sua prática a crianças com idade superior a 10 anos.

Espero que tenham gostado deste artigo e que vos sirva de inspiração para iniciarem os vossos filhos ou netos neste desporto. Se gostaram deste artigo, partilhem-no nas vossas redes sociais.

E lembrem-se, não se deixem apanhar.












Sem comentários:

Enviar um comentário